Share Button

Deus: De Eternidade a Eternidade

Quando eu era jovem, ouvi uma pessoa tentar explicar a eternidade. Pediu para imaginar um passarinho voando da Terra até a Lua (uma distância de mais de 350.000 km), andando (não voando) até fizer uma volta completa da Lua (cuja circunferência equatorial mede quase 11.000 km), depois voltando para a Terra. Daí, a pessoa continuou, o passarinho repetiria a viagem inúmeras vezes até tiver andado tanto na mesma trilha que partiria a Lua pelo meio. Quando fizer isso, ela falou, a eternidade teria apenas começado!

Tudo bem, eu sei que pássaros não voam no espaço, não sobrevivem na Lua, e que seria impossível um pássaro partir pelo meio o satélite que reflete para nós a luz do Sol. Foi apenas uma maneira fascinante de ilustrar um fato inegável: conceitos como infinidade e eternidade excedem a capacidade de compreensão das nossas mentes finitas. Podemos até falar sobre a noção de algo que não tem começo, fim ou limite, mas as nossas comparações com coisas finitas sempre voltarão às nossas próprias limitações.

A eternidade não é um período longo, é um conceito que vai além do tempo e que não pode ser sujeito à medição. É apresentada na Bíblia em dois sentidos. No sentido que podemos descrever como a eternidade futura, as Escrituras ensinam que o homem pode participar dessa existência, gozando a vida eterna por meio de Jesus Cristo. João 3:16, talvez o versículo mais conhecido desse relato do evangelho, diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jesus e os autores dos livros do Novo Testamento falaram dezenas de vezes sobre essa vida eterna, o nosso objetivo.

As Escrituras falam de outro sentido da eternidade que pertence exclusivamente a Deus, o que podemos descrever, em termos que as nossas mentes compreendem melhor, como a eternidade passada. Animais, homens, anjos e quaisquer outras criaturas tiveram início, passaram a existir. Mas uma característica que separa o Criador das criaturas é a eternidade daquele. Moisés escreveu: “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmo 90:2).

Por diversas vezes, as Escrituras frisam a existência ilimitada de Deus. Ao mesmo tempo, enfatizam que seus atributos são, também, eternos. Deus é o mesmo agora que era 5.000 anos atrás e que era antes de criar o mundo. Ele sempre será o mesmo. As qualidades dele nunca mudam. Davi pediu perdão, baseado no eterno caráter de Deus: “Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade” (Salmo 25:6).

Deus é santo (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8). Sempre foi e sempre será santo. Sua perfeita santidade não permite que minta (Hebreus 6:18). Por causa da santidade eterna de Deus, a sua ira permanece sobre os rebeldes (João 3:36).

Deus é amor (1 João 4:8). Sempre foi e sempre será amor. Por isso, Davi contava com a misericórdia e a bondade eternas. Foi o ponto do próprio Senhor quando poupou seu povo da destruição merecida: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3:6).

Homens são instáveis. Prometem uma coisa, mudam de ideia e não cumprem sua palavra. Mas quando o eterno Deus promete, ele cumpre sua palavra. A bondade de Deus para com os homens não tem limite, porque faz parte de quem ele é: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17).

Nesse sentido da confiança nas promessas de Deus, o autor de Hebreus reconhece o mesmo atributo da eternidade em Jesus: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). O ponto não é que Deus sempre usa os mesmos meios e métodos no seu trabalho, e sim que o caráter dele nunca altera, pois de eternidade em eternidade, é Deus!

Toda a criação física passará, mas o Criador continua sendo o mesmo (Hebreus 1:10-12).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS     PESQUISAR NO SITE     MENSAGENS EM ÁUDIO    
MENSAGENS EM VÍDEO   
ESTUDOS TEXTUAIS    ANDANDO NA VERDADE  
O QUE ESTÁ ESCRITO?
  
O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2014 Karl Hennecke, USA