Share Button
O Evangelho Chega à Europa

Qualquer registro da vida do apóstolo Paulo, autor de 13 dos 27 livros do Novo Testamento, focaliza as suas viagens evangelísticas. Poucos anos depois da sua conversão, Paulo acompanhou Barnabé em uma viagem que incluiu uma ilha importante no Mediterrâneo e algumas regiões da área conhecida como Ásia Menor (atual Turquia). Algum tempo depois, os dois saíram em viagens separadas. Barnabé voltou para a ilha de Chipre, e Paulo levou Silas e voltou, por terra, para a Ásia Menor.

Paulo e Silas passaram pelas regiões visitadas na viagem anterior, e queriam ir mais para o norte. O Espírito Santo, porém, não permitiu isso, e continuou os guiando para o oeste até chegarem à beira do mar Egeu, que separa a Ásia da Europa. Por meio de uma visão, o Senhor mandou que fossem para a Macedônia (atual Grécia). Passaram por algumas outras cidades antes de chegar à cidade de Filipos.

Filipos teve uma história interessante. Em 358 a.C., foi conquistada por Filipe II (de quem vem o nome da cidade), um gênio militar que deu ímpeto às famosas conquistas do seu filho, Alexandre, o Grande. Pouco mais de cem anos antes do nascimento de Jesus, os romanos tomaram controle da cidade. Foi o local de batalhas importantes em 42 a.C., nas quais Marco Antônio e Otávio Augusto (conhecido depois como o primeiro imperador romano, César Augusto), procuraram vingança pela morte de Júlio César e conseguiram seu objetivo pela morte de Bruto e Cássio. Filipos foi elevada à posição de colônia romana (Atos 16:12).

A localização geográfica de Filipos lhe deu a importância de porta de entrada da Europa para as pessoas vindas da Ásia. Conforme o registro bíblico, foi a porta de entrada do evangelho, que chegou ao continente europeu quando Paulo e Silas pregaram nessa cidade.

Esses dois evangelistas não chegaram com a pompa e cerimônia dos generais militares que fizeram história na mesma cidade. Depois de alguns dias em Filipos, Paulo e Silas foram ao rio (o Gangites passava perto da cidade) onde encontraram algumas mulheres em um lugar de oração. A primeira conversão a Cristo registrada no continente europeu foi de uma mulher da Ásia, pois Lídia era de Tiatira, uma cidade da Ásia Menor (Atos 16:14-15). O relato da conversão de Lídia e de outras pessoas em Filipos reforça vários fatos importantes, entre eles:

É importante ser temente a Deus, mas esse temor precisa levar à obediência. Essa descrição de ser temente a Deus (Atos 16:14), às vezes, identificava pessoas de outras nações que acreditavam no mesmo Deus que os judeus serviam. Em outros casos, simplesmente mostrou que a pessoa temia ao Senhor (Hebreus 11:7). Cornélio era descrito da mesma maneira (Atos 10:2). É importante observar que pessoas tementes a Deus, como Lídia e Cornélio, precisavam ouvir e obedecer ao evangelho de Jesus. Respeito geral para com Deus e bom caráter moral não são qualidades merecedoras da salvação. Pessoas julgadas boas pelo mundo ainda têm pecado (Romanos 3:23) e, por isso, precisam se arrepender e ser batizadas para receber o perdão (Atos 2:38). Foi isso que Lídia e Cornélio fizeram (Atos 16:14-15; 10:48).

A decisão de uma pessoa pode ajudar outras. Lídia ouviu a palavra que Paulo pregou, e as outras pessoas da sua casa (sejam familiares ou colegas de trabalho que moravam com ela) tiveram a mesma oportunidade e tomaram a mesma decisão. Mais tarde no mesmo capítulo, o carcereiro e todos da sua casa tiveram a mesma oportunidade de ouvir e obedecer ao evangelho (Atos 16:31-34).

Deus pode usar pequenas coisas para grandes fins. Um pequeno grupo de mulheres na beira de um rio foi o começo da igreja de Filipos, a congregação que recebeu uma carta de Paulo alguns anos depois. A aceitação da palavra por Lídia foi o início de um trabalho que deu muito fruto na Europa. Nos anos seguintes, a palavra foi levada para outras regiões da Grécia, Itália, Espanha e, com certeza, para muitas outras partes do continente europeu.

A palavra de Deus penetra em corações bons e dá os resultados que o Senhor deseja!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA