Share Button

A Vida sem Limites

Jesus usou muitas ilustrações da vida agropecuária nas regiões rurais onde ele andava e pregava. Na cultura da época, quase todos os ouvintes entendiam facilmente suas parábolas sobre solo, vinhas e ovelhas. Em nossa cultura, com menos pessoas morando em áreas rurais e muitas enfrentando a vida na cidade, podemos ter mais dificuldade em compreender toda a riqueza dessas mensagens. Vale a pena e o esforço para buscar as informações necessárias para entendermos os ensinamentos bíblicos ilustrados com experiências dos pastores de ovelhas e trabalhadores do campo.

Um exemplo interessante é um dos mais conhecidos dos salmos. O Salmo 23 fala do Senhor como o nosso pastor. O salmo sofre abusos terríveis nas mãos de pastores gananciosos que distorcem o sentido para defender suas mensagens egoístas e materialistas. Quando entendemos sua mensagem, porém, percebemos que esse salmo não nos promete casas, carros e máquinas de lavar. Esse trecho importante e confortante nos ensina a confiar mais no verdadeiro pastor que nos guia à vida eterna sob sua proteção.

Uma característica da ovelha grata nesse salmo é o fato de ser dependente do pastor, e sob o domínio desse homem. A ovelha vai aonde o pastor conduz, come o que o pastor escolhe e bebe a água indicada pelo pastor. É uma vida limitada e controlada.

Eu nunca cuidei de ovelhas e não posso falar de experiência própria sobre esse trabalho. Como moro em uma cidade, a minha experiência se limita a animais de estimação, principalmente cachorros. Nesse caso, há um exemplo paralelo bem conhecido por quase todos.

Um cachorro vive numa área cercada. Todos os dias, recebe água limpa e comida de boa qualidade servida num comedouro limpo. Tem espaço para correr e brincar, e um lugar confortável e protegido para dormir. Compartilha o espaço com pessoas que dão atenção, passam a mão, escovam, dão banho, cortam as unhas e limpam o nariz. Quando sai do seu quintal, essas pessoas colocam uma coleira e uma guia que restringe o movimento do cão.

Um outro cachorro vive na rua. Tem a liberdade de comer onde quiser, de beber água de qualquer lugar, de correr atrás de carros e de interagir com quaisquer outros animais. Ninguém mexe com os pelos, nem chega com agulha na mão para dar vacinas. Coleira e guia? Cerca? Para esse cão, não! Ele vive livre dessas restrições.

O primeiro cão pode até pular o muro, achando que a liberdade traria benefícios que ele não tem e nem conhece dentro do seu quintal.

O outro cachorro pode cruzar o caminho com uma pessoa compassiva que o levaria para casa e assumiria responsabilidade por ele. Assim, ele teria comida boa, água limpa, e todos os outros cuidados que um dono daria, porque não seria mais um cachorro abandonado, quer dizer, cachorro livre!

Se Davi e Jesus compararam seres humanos com ovelhas, animais dependentes, indefesos e não muito inteligentes, certamente não é injusto comparar pessoas com cães. Quantas pessoas desprezam a proteção, o bom alimento e os cuidados que recebem num ambiente fechado e limitado, olhando com inveja a vida sem limites que alguns outros levam? Quantos filhos rejeitam os benefícios que os pais lhes oferecem por desejarem viver sem restrições? Quantos de nós olhamos para os princípios que Deus dá para guiar as nossas vidas como limitações indesejáveis, cobiçando a vida dos outros que não vivem com essas restrições. A vida na rua parece divertida e livre. Mas pense no lixo que irá comer, na água suja que irá beber, nas pulgas, vermes e doenças que irão atacar, nos lugares desprotegidos onde irá dormir nas noites chuvosas, nos perigos e abusos que serão comuns na sua vida. Você quer mesmo ser um cachorro de rua?

A decisão mais importante da nossa vida pode ser resumida em uma simples pergunta: você prefere ser tratado como animal de estimação ou largado na rua para se virar?

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA