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Aprendemos dos Reis de Judá

Seis livros do Antigo Testamento e grandes porções de vários outros relatam a história dos reis de Israel e Judá. O Espírito Santo dedicou uma grande porcentagem da Bíblia à história de Israel e, especialmente, às crônicas dos reis que governavam durante 400 anos dessa história. Foram dezenas de reis, alguns que conduziam a nação durante décadas e outros que estavam no trono por apenas semanas.

Por ser mensagens espirituais, e não apenas registros políticos e históricos, os relatos dos reinados desses homens incluem avaliações dos seus governos e comentários sobre o caráter dos próprios reis. A fórmula comum para introduzir os reis foi a mesma na maioria dos registros: Nome, idade quando começou a reinar, duração do reinado e a avaliação (“fez o que era mau” ou “fez o que era reto perante o SENHOR”). Depois dessas introduções, seguiam mais informações sobre os atos do rei, encerrando com as circunstâncias da sua morte e o nome do seu sucessor. Veja exemplos dessas fórmulas em 2 Crônicas 34:1-2 e 36:9-10.

Judá teve alguns reis bons que se preocupavam com a vontade de Deus, e muitos outros que conduziam a nação para mais longe do Senhor. Os resumos dos últimos reis antes da destruição de Jerusalém pela Babilônia (586 a.C.) ilustram essas diferenças significativas. Considere os últimos dez reis:

Jotão reinou 16 anos e fez bem (2 Crônicas 27:1-2).

Acaz reinou 16 anos e fez muito mal (1 Crônicas 28:1-4).

Ezequias reinou 29 anos e foi um dos melhores reis da história da nação (2 Crônicas 29:1-2).

Manassés, o filho de Ezequias, reinou 55 anos e praticou todo tipo de abominação contra o Senhor (2 Crônicas 33:1,2,9).

Amom reinou apenas dois anos e seguiu o mau exemplo do seu pai, Manassés (2 Crônicas 33:21-22).

Depois de Amom ser assassinado, seu filho de 8 anos de idade, Josias, começou a reinar. Durante seus 31 anos de governo, ele foi um dos melhores reis da nação (2 Crônicas 34:1-2).

Depois da morte de Josias em uma batalha em Carquemis, Judá foi governado por uma série de reis fantoches durante os últimos anos do reino. Esses quatro últimos reis foram subordinados aos reis do Egito e da Babilônia, mas nenhum deles se dedicou ao Senhor (2 Crônicas 36).

Politicamente, poderíamos comparar as últimas décadas da nação de Judá com as oscilações entre as principais tendências políticas nos dias de hoje. Se um partido conservador controlar o governo por alguns anos, é provável que um outro, mais liberal, tome as rédeas por um tempo. Assim, politicamente, Judá oscilava entre reis que buscavam acordos com outras nações e outros que confiavam em Deus.

O ponto importante, porém, é espiritual, não político. A ênfase está na distinção entre reto e mau. As oscilações espirituais são muito mais importantes e preocupantes do que os ventos políticos. Quando traçamos a história de cada rei, percebemos que cada um decidiu qual caminho seguir. Nem sempre os filhos seguem os pais. Nessa história, filhos se rebelaram contra pais, ou para pior ou para melhor. As decisões que tomaram tinham consequências. Reis bons conduziam a nação para tempos melhores, mas os reis maus levaram o povo à destruição.

Não importa a nossa posição na sociedade, as nossas decisões sobre a vontade de Deus têm consequências. As decisões de governantes afetam nações inteiras (Provérbios 14:34). Pais influenciam filhos. Mas no final das contas, todos nós decidimos caminhar para a vida ou para a morte (Deuteronômio 30:15; Mateus 7:13-14). Que escolhamos bem!

-por Dennis Allan


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