Share Button

Está do Lado de Quem?

Mesmo no meio de pessoas que afirmam sua fé em Jesus, as atitudes para com as Escrituras são variadas. Em termos gerais, alguns tratam a Bíblia como a confiável palavra de Deus, e outros duvidam e negam a autenticidade da mensagem contida nas Escrituras. Um estudo completo desse assunto nos leva a examinar o processo de transmissão, tradução e publicação dos livros da Bíblia. Tal estudo é gratificante e fascinante, mas não pode ser reduzido a um pequeno artigo como este. Aqui, eu gostaria de tocar em um outro aspecto mais fundamental da questão: a abordagem às Escrituras, ou seja, a nossa atitude sobre as mensagens do conjunto de livros que chamamos de Bíblia.

Todos nós sabemos que a Bíblia existe, mas nem todos olham para ela com a mesma atitude. Para manter a questão nos termos mais simples possíveis, vamos ser sinceros sobre nossa própria tendência quando lemos a Bíblia. Olhamos para a Bíblia com respeito e ouvimos suas palavras como mensagens que vêm de Deus? Ou chegamos às Escrituras com uma atitude negativa, duvidando ou negando a sua veracidade?

Na própria história bíblica, encontramos vários exemplos dessas duas abordagens: por um lado, pessoas que questionavam ou negavam as palavras das Escrituras e, por outro lado, pessoas que mostraram confiança nas mesmas palavras como procedentes de Deus. Nossa tendência, então, nos alinha com um grupo ou com o outro. Está do lado de quem?

Do lado das pessoas que questionavam ou negavam a palavra, a lista inclui Rabsaqué, o embaixador assírio que negou a mensagem das Escrituras que Ezequias e Isaías defenderam. Tentou intimidar o povo de Judá com suas ameaças, negando as promessas de proteção que Deus deu aos fiéis. O resultado? Deus cumpriu sua palavra; o exército da Assíria foi derrotado por Deus, e o próprio imperador foi assassinado por seus filhos. Leia a história em 2 Reis 18 e 19.

Muitos outros, entre eles reis, filósofos, e líderes religiosos, têm feito desafios semelhantes ao recusarem ouvir as palavras que outros entendem ser de Deus. Encabeçando esta lista, porém, está o próprio diabo. Ele foi o primeiro a questionar as palavras comunicadas por Deus. Considere essa conversa no jardim do Éden: “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis” (Gênesis 3:1-4). Questionou e negou a veracidade da mensagem falada por Deus.

Do outro lado, encontramos uma lista grande de pessoas que demonstraram respeito pelas palavras das Escrituras. Os salmistas e profetas do Antigo Testamento afirmavam sua confiança nas Escrituras. No Novo Testamento, os apóstolos e outros citavam o Antigo Testamento como autoridade confiável. Paulo disse “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). Pedro defendeu o conceito da revelação divina de todas as Escrituras (2 Pedro 1:20-21).

Ninguém, porém, demonstrou mais confiança nas Escrituras do que o próprio Jesus. Ele frequentemente citou passagens do Antigo Testamento, até sobre pontos que muitos duvidam hoje (a história de Jonas, o relato da Criação, a história de Noé etc.), e sempre tratou as Escrituras como registro fiel e de origem divina. Dos pormenores (um i ou um til - Mateus 5:18) até a totalidade da mensagem (tudo escrito sobre ele – Lucas 24:44), Jesus respeitou as Escrituras como a palavra de Deus.

E nós? Vamos ficar do lado de quem? Vamos tratar as Escrituras com desdém, como fez Rabsaqué e o próprio diabo, ou vamos respeitar a Bíblia como a palavra revelada por Deus, como fez Pedro, Paulo e o Senhor Jesus? Os verdadeiros seguidores de Jesus não seguem o diabo!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA