Share Button

A Espada de Deus Não Repousa

Os livros proféticos do Antigo Testamento demonstram claramente o domínio do Altíssimo sobre os reinos humanos. Deus nunca foi intimidado por nenhum governante, mas os líderes sábios aprenderam a respeitar a vontade do Criador, o soberano Deus. Aproximadamente 600 anos antes do nascimento de Jesus, o homem mais poderoso do mundo foi humilhado por Deus justamente para aprender esta lição: “o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer” (Daniel 4:32).

Em contraste com os conceitos comuns de deuses locais e limitados, o Deus apresentado nas Escrituras é soberano e eterno. Ele criou o universo e exerce domínio sobre toda a sua criação. Muitas das mensagens do Antigo Testamento focalizam a nação de Israel, o povo que ocupou um lugar especial no plano de Deus para trazer o Messias ao mundo. Os livros proféticos, porém, incluem mensagens importantes sobre outras nações. Na mesma época que Daniel pregou ao imperador da Babilônia, Jeremias apresentou uma série de mensagens sobre o castigo divino contra várias nações. Deus espera o respeito de todos, não importa onde nasceram.

Na profecia que Jeremias transmitiu sobre a Filístia, há uma conversa com a espada do Senhor, que ele havia mandado para executar a justiça. A conversa começa com um pedido a favor dos castigados:“Ah! Espada do SENHOR, até quando deixarás de repousar? Volta para a tua bainha, descansa e aquieta-te.” A resposta explica a natureza da espada como instrumento sujeito à vontade de Deus: “Como podes estar quieta, se o SENHOR te deu ordem? Contra Asquelom e contra as bordas do mar é para onde ele te dirige” (Jeremias 47:6-7). Enquanto não cumprisse a missão dada por Deus, a espada não repousaria.

De fato, nenhum instrumento de Deus deve descansar antes de cumprir a sua missão, mas quero frisar aqui o papel importante da espada de Deus, especialmente no contexto do Novo Testamento, que governa as nossas vidas nos dias de hoje.

A espada de Deus, hoje, é a palavra do Senhor, e a guerra na qual pelejamos é espiritual, não carnal (Efésios 6:10-17). A missão é levar o conhecimento da verdade a todos os homens (1 Timóteo 2:4), com a esperança de conduzi-los à obediência de Cristo: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão” (2 Coríntios 10:3-6).

Enquanto há pessoas que ainda não ouviram a mensagem de Jesus Cristo, a espada do Espírito não descansa, e as pessoas envolvidas nessa missão não devem desistir. Isso implica na responsabilidade de continuar proclamando o evangelho mesmo em lugares ou momentos nos quais ele não seja popular e bem aceito. Paulo escreveu a Timóteo: “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (2 Timóteo 4:1-5). A espada não repousa!

Não devemos esquecer de praticar o que pregamos. A mesma palavra que o cristão ensina aos outros age na sua própria vida: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:12-13). Enquanto há falhas e imperfeições na minha vida, a espada de Deus não repousa!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA