Share Button

A Ira de Deus contra Dois Mentirosos

Mentiras destroem relacionamentos. Seria impossível contar os casamentos, as parcerias e as amizades estragadas por causa das mentiras.

Mentiras destroem o relacionamento entre seres humanos e Deus. Deus nos fez à sua imagem, com a capacidade de manter um relacionamento espiritual (Gênesis 1:27). Ele nos deu a capacidade de amar, de escolher, de fazer o bem ou o mal. Deus nos deu línguas e condições de comunicar em palavras e, com essa capacidade, uma das nossas maiores dificuldades. Decidimos usar a língua para falar a verdade ou não.

A mentira contraria a natureza de Deus: “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos” (Tito 1:2); “para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta” (Hebreus 6:18). Quando ele criou os homens à sua imagem, ele desejava que essas pessoas fossem honestas, sempre falando a verdade, e assim refletindo a glória do Criador.

Quando o homem mente, ele estraga sua relação especial com Deus. O Senhor trata tais mentiras com severidade, pois são uma afronta direta contra seu caráter. Nosso principal inimigo, o acusador que procura a nossa morte, foi descrito por Jesus Cristo como “mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

Na infância da igreja do Senhor, houve um acontecimento marcante que frisa para todos a gravidade da mentira diante de Deus. Ananias e Safira, marido e mulher, estavam entre os primeiros cristãos. Observavam a generosidade dos outros e desejavam receber a atenção e o louvor. Queriam ser vistos como generosas pessoas que se sacrificavam para o bem dos outros. Venderam uma propriedade, deram uma parte do valor à igreja para ajudar os santos pobres, e guardaram o resto para si. Quando apresentaram sua contribuição ao apóstolo Pedro, afirmaram ser o valor total da venda da propriedade. Pedro os questionou, dizendo que estavam mentindo, não somente aos homens, mas a Deus. Ananias e Safira foram mortos na hora. Pode ler o relato desse castigo severo da mão do próprio Senhor em Atos 5:1-11.

Muitos têm distorcido o significado desse episódio para avançar suas próprias mentiras. Alguns pregadores da teologia da prosperidade utilizam esse exemplo para pressionar seus ouvintes a serem fiéis nos dízimos, como se fosse uma exigência atual de Deus que precisa ser cumprida sob penalidade de castigo divino. Tal ensinamento é falso. O dízimo fazia parte da Lei dada por Deus aos israelitas no Antigo Testamento (Hebreus 7:5). Depois da morte de Jesus, sua igreja foi edificada e os cristãos recebiam instruções sobre suas contribuições, mas nenhuma dessas orientações designou 10% (o significado do dízimo) ou qualquer outra porcentagem fixa como valor obrigatório (leia 1 Coríntios 16:2; 2 Coríntios 9:7). O pecado de Ananias e Safira não foi o fato de segurarem uma parte do valor, e sim em mentirem para o Espírito Santo (Atos 5:4). A mentira estragou seu relacionamento com Deus!

O mais que nos afastamos de Deus, o mais comum e natural se torna a mentira. A distância entre Deus e uma pessoa ou entre Deus e uma nação inteira pode ser medida, em boa parte, pela desonestidade do dia a dia. A pessoa que usa sua língua para enganar os outros ofende seu próprio Criador e viola a natureza divina (Tiago 3:9-10). Deus nos deu a capacidade de comunicar, e devemos usar essa habilidade para o bem, sempre falando a verdade.

A atitude de Deus para com os mentirosos fica evidente na história de Ananias e Safira. Se praticarmos a mentira, não teremos lugar na comunhão com Deus (Apocalipse 21:8,27). A mentira pode estragar eternamente a nossa amizade com o Criador!

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Efésios 4:25).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA