Share Button

Deus Estende a Mão

Davi, o segundo rei de Israel, escreveu:

Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.

"Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória.
Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.
Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.
Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva,
No meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite.
Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso.
A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara."

(Salmo 63:1-8)

Nessas palavras de louvor para Deus, Davi entrelaça três temas importantes: (1) A grandeza de Deus, (2) O amparo que Deus dá aos seus servos e (3) A busca do servo que medita em Deus constantemente.

Muitos outros trechos bíblicos nos ajudam em nossas meditações sobre o grande Deus que ajuda os fiéis. Neste artigo, quero destacar dois exemplos.

O incomparável Deus estende a mão para ajudar seus servos (Isaías 40 e 41). A pergunta fundamental de Isaías 40 é: “Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?” Obviamente, nada nem ninguém pode ser comparado a Deus, mas ele relembra os leitores dos fatos que demonstram sua superioridade. Ele criou e sustém o Universo, que se torna pequeno quando comparado a ele. Oceanos são como gotinhas de água, montanhas como pequenas pilhas de pó e nações inteiras tão insignificantes que poderiam passar despercebidas. Não adianta tentar comparar o único verdadeiro Deus com os deuses que os povos adoram, pois estes não existem enquanto aquele domina o passado, o presente e o futuro!

Um Deus tão grande poderia ser visto facilmente como inalcançável e, em muitos sentidos, deve ser visto assim. Nesse ponto, porém, a mensagem de Isaías continua com uma ênfase surpreendente. Depois de frisar a grandeza do incomparável Deus, o texto transmite estas palavras do Senhor para seu povo: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10). Deus é um pai gigante que estende a mão para segurar uma criança pequena e indefesa.

O Leão é um Cordeiro (Apocalipse 5). O último livro das nossas Bíblias oferece cenas celestiais inéditas. Em uma delas, o autor vê o trono de Deus e a entrada do Filho para receber autoridade para reinar. Jesus é descrito como “Leão da tribo de Judá” (Apocalipse 5:5). Além de ligar Jesus com a linhagem do rei Davi, esta linguagem também evoca no leitor uma figura forte. Um leão é feroz e capaz de machucar, matar e dominar. Jesus é forte e dominante. Mas o versículo seguinte traz uma surpresa. João virou para ver o Leão, e viu um Cordeiro! O cordeiro é um animal manso, usado em muitos dos sacrifícios do Antigo Testamento.

Jesus é Leão ou Cordeiro? Ambos! Para seus adversários, ele é o forte Leão. Para os fiéis que buscam refúgio nele, Cristo é um manso Cordeiro que já ofereceu seu próprio sangue para salvá-los.

Deus é tão grande, tão superior e tão santo que nenhum homem teria condições de ficar em pé diante dele. Ele poderia nos ignorar com a mesma facilidade que nós ignoramos uma formiga. Deus poderia nos jogar fora da mesma maneira que jogamos fora a água que resta no fundo de um balde.

Mas Deus não nos ignora e não nos descarta. Ele se preocupa conosco e nos oferece refúgio, proteção e salvação!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS     PESQUISAR NO SITE     MENSAGENS EM ÁUDIO    
MENSAGENS EM VÍDEO   
ESTUDOS TEXTUAIS    ANDANDO NA VERDADE  
O QUE ESTÁ ESCRITO?
  
O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2014 Karl Hennecke, USA