Share Button

Deus Estende a Mão

Davi, o segundo rei de Israel, escreveu:

Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.

"Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória.
Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.
Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.
Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva,
No meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite.
Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso.
A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara."

(Salmo 63:1-8)

Nessas palavras de louvor para Deus, Davi entrelaça três temas importantes: (1) A grandeza de Deus, (2) O amparo que Deus dá aos seus servos e (3) A busca do servo que medita em Deus constantemente.

Muitos outros trechos bíblicos nos ajudam em nossas meditações sobre o grande Deus que ajuda os fiéis. Neste artigo, quero destacar dois exemplos.

O incomparável Deus estende a mão para ajudar seus servos (Isaías 40 e 41). A pergunta fundamental de Isaías 40 é: “Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?” Obviamente, nada nem ninguém pode ser comparado a Deus, mas ele relembra os leitores dos fatos que demonstram sua superioridade. Ele criou e sustém o Universo, que se torna pequeno quando comparado a ele. Oceanos são como gotinhas de água, montanhas como pequenas pilhas de pó e nações inteiras tão insignificantes que poderiam passar despercebidas. Não adianta tentar comparar o único verdadeiro Deus com os deuses que os povos adoram, pois estes não existem enquanto aquele domina o passado, o presente e o futuro!

Um Deus tão grande poderia ser visto facilmente como inalcançável e, em muitos sentidos, deve ser visto assim. Nesse ponto, porém, a mensagem de Isaías continua com uma ênfase surpreendente. Depois de frisar a grandeza do incomparável Deus, o texto transmite estas palavras do Senhor para seu povo: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10). Deus é um pai gigante que estende a mão para segurar uma criança pequena e indefesa.

O Leão é um Cordeiro (Apocalipse 5). O último livro das nossas Bíblias oferece cenas celestiais inéditas. Em uma delas, o autor vê o trono de Deus e a entrada do Filho para receber autoridade para reinar. Jesus é descrito como “Leão da tribo de Judá” (Apocalipse 5:5). Além de ligar Jesus com a linhagem do rei Davi, esta linguagem também evoca no leitor uma figura forte. Um leão é feroz e capaz de machucar, matar e dominar. Jesus é forte e dominante. Mas o versículo seguinte traz uma surpresa. João virou para ver o Leão, e viu um Cordeiro! O cordeiro é um animal manso, usado em muitos dos sacrifícios do Antigo Testamento.

Jesus é Leão ou Cordeiro? Ambos! Para seus adversários, ele é o forte Leão. Para os fiéis que buscam refúgio nele, Cristo é um manso Cordeiro que já ofereceu seu próprio sangue para salvá-los.

Deus é tão grande, tão superior e tão santo que nenhum homem teria condições de ficar em pé diante dele. Ele poderia nos ignorar com a mesma facilidade que nós ignoramos uma formiga. Deus poderia nos jogar fora da mesma maneira que jogamos fora a água que resta no fundo de um balde.

Mas Deus não nos ignora e não nos descarta. Ele se preocupa conosco e nos oferece refúgio, proteção e salvação!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA