Share Button

As Boas-Novas do Reino de Deus

A palavra “evangelho” significa boas novas, e bem descreve a mensagem de Jesus Cristo apresentada no Novo Testamento. O valor e a beleza dessa mensagem, porém, foram assuntos de profecias feitas centenas de anos antes da chegada do Messias. Uma dessas profecias aparece no livro de Isaías, logo antes de uma grande profecia sobre o Servo sofredor, o Cristo, que viria 700 anos mais tarde: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isaías 52:7).

Nessa profecia, está destacada a bênção da chegada das boas-novas, e o autor frisa alguns aspectos importantes da mensagem do evangelho que viria:

É uma mensagem de paz. Jesus é descrito em profecia como o “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Na sua explicação do evangelho no Novo Testamento, Paulo identifica Jesus como “a nossa paz”, porque ele reconcilia inimigos humanos e, principalmente, porque traz a paz entre Deus e os homens que se afastam do Senhor nos seus pecados (Efésios 2:11-18).

É uma mensagem de salvação. A restauração da paz entre Deus e homens pecadores está inseparavelmente ligada ao conceito da salvação. Todos nós fomos perdidos em nossas transgressões da vontade divina (Romanos 3:23). Nessa circunstância, ficamos sem condições de resolver o problema, pois nenhum de nós é capaz de se salvar por seu próprio mérito (Efésios 2:8-9). Dependemos da graça salvadora de Deus (Tito 2:11).

É uma mensagem sobre Sião. Sião foi o monte em Jerusalém onde o templo do Senhor foi construído. Especialmente em profecias, passa a representar a sede do reino de Deus (Isaías 2:3). É nesse sentido que a palavra aparece no Novo Testamento (Hebreus 12:22).

Acima de tudo, é uma mensagem do domínio divino. A mensagem de paz e salvação anunciada é o simples e importante fato de que Deus reina! A chegada do reino dos céus foi um dos principais temas da pregação de João Batista (Mateus 3:2). A mensagem do próprio Jesus foi resumida nestas palavras: “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 4:17).

O domínio do Senhor sugere a derrota de outro, que dominava antes. O contexto de Isaías 52 trata de outros que dominavam sobre o povo de Deus. A mesma linguagem é usada em Naum para falar sobre a queda da Assíria diante do poder de Deus: “Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado” (Naum 1:15). Para estabelecer um rei, é necessário tirar outro.

Quando esse tema do evangelho do reino é apresentado no Novo Testamento, a mensagem inclui essa noção da derrota de um dominador para dar lugar ao verdadeiro Soberano. Quando Jesus chamava as pessoas a se arrependerem, ele exigia a rejeição do domínio do pecado para dar lugar para seu reinado na vida de cada um. Paulo explicou esta mudança importante quando escreveu: “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; . . . Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” (Romanos 6:6,11-14).

As boas-novas de Cristo são a mensagem de livramento do domínio do pecado e da morte para viver sob a graça do Senhor!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA