Share Button

Evitaram a Guerra e Fizeram uma Diferença na Sua Vida

Em boa parte, a História é definida por guerras. Vencedores contam suas histórias dos seus bons motivos e da maldade dos perdedores, e continuam moldando a sociedade conforme suas visões. Desta maneira, Alexandre espalhou a cultura grega com sua ênfase no conhecimento e filosofia, os romanos disseminaram suas noções de governo e ordem, países capitalistas têm implantado seu sistema econômico enquanto outros países, defendendo o socialismo ou comunismo, têm confrontado essas ideias nos lugares que conseguem domínio. A geografia, também, pouco mais é do que o reflexo das mudanças de poder ao longo de milhares de anos, mudanças feitas principalmente por meio de guerras. Guerras mudam a História.

Mas uma guerra evitada pelas decisões prudentes de homens sábios há 3.500 anos mudou a História, a nossa história. Talvez você nunca ouviu falar sobre esta guerra que não aconteceu, mas você recebe o benefício desse evento histórico. Sua vida tem sido influenciada por causa de uma guerra evitada perto do rio Jordão no final da carreira de Josué, um dos grandes líderes de Israel.

Josué foi um comandante militar usado por Deus para conduzir a nação de Israel na conquista da terra prometida, a terra ocupada pelos cananeus e outros povos rebeldes contra Deus. A guerra de conquista levou aproximadamente seis anos e, no final, Josué repartiu o território entre as tribos de Israel, dando para cada uma sua herança prometida por Deus. Enquanto a maior parte da nação se estabeleceu entre o mar Mediterrâneo e o rio Jordão, duas tribos e meia (as tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés) tomaram posse de uma região do lado leste do Jordão. Quando atravessaram o rio para chegar ao seu território, edificaram um altar que parecia igual ao altar principal de Israel. Pode parecer coisa insignificante, mas Deus havia claramente proibido sacrifícios sobre outros altares em outros lugares, e havia mandado eliminar pessoas desobedientes às instruções sobre suas práticas religiosas.

O resto da nação se preparou para uma guerra, acreditando que fosse a vontade de Deus que exterminassem as outras tribos. Mas, antes de atacar, mandaram embaixadores para conversar e verificar os fatos. Apresentaram seu caso contra as tribos e pediram para os outros que desistissem dos seus planos. Os homens de Rúben, Gade e Manassés receberam os representantes das outras tribos, ouviram tudo que falaram, e responderam. Explicaram que jamais pretendiam oferecer sacrifícios sobre esse segundo altar, porque entendiam que seria pecado contra Deus. Deram seus motivos bons por ter feito o altar como apenas uma réplica simbólica do verdadeiro altar. Ao invés de se afastarem de Deus e de Israel, tiveram vontade de firmar seus laços e continuar sempre como parte da nação especial santificada por Deus. Os embaixadores voltaram para casa satisfeitos. Explicaram para o resto da nação o resultado da viagem, e todos voltaram para casa em paz. Não houve guerra. Pode ler o relato em Josué 22.

É uma história interessante, mas o que tem haver com a sua vida? Uma das cidades poupadas por causa da sabedoria e justiça desses embaixadores foi Jabes-Gileade. Alguns anos depois, uma outra tribo, Benjamim, foi quase exterminada em uma outra guerra. Ficaram alguns homens, mas nenhuma mulher. A tribo teria passado para extinção total dentro de uma geração. Para evitar isso, os outros israelitas ajudaram a conseguir esposas para os homens benjamitas da cidade de Jabes-Gileade, e a tribo de Benjamim foi poupada. Continuou como uma das tribos de Israel durante todo o resto da história do Antigo Testamento.

Ainda não entendeu o significado para você? Quase a metade dos livros do Novo Testamento foram escritos pelo apóstolo Paulo, um descendente dos benjamitas (Romanos 11:1; Filipenses 3:5). Os escritos de Paulo têm influenciado o pensamento de pessoas ao redor do mundo durante quase 2.000 anos. E você, com certeza, já leu ou ouviu várias coisas que ele escreveu, talvez as seguintes frases bem conhecidas: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8); “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13); e “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28). Paulo nasceu para escrever esses e muitos outros versículos importantes como um influente servo e apóstolo de Jesus Cristo. Que diferença fez na nossa vida que os homens de Israel, 3.500 anos atrás, agiram com justiça para evitar uma guerra!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS     PESQUISAR NO SITE     MENSAGENS EM ÁUDIO    
MENSAGENS EM VÍDEO   
ESTUDOS TEXTUAIS    ANDANDO NA VERDADE  
O QUE ESTÁ ESCRITO?
  
O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2014 Karl Hennecke, USA