Share Button

Jesus Ressuscitou Mortos!

A ressurreição de mortos é um sinal inegável do poder divino. A confiança do cristão na ressurreição para a vida eterna é reforçada pelos relatos bíblicos de várias pessoas ressuscitadas pelo poder de Deus. Nenhuma pessoa nesses registros fez mais, quando se trata de reanimar mortos, do que o próprio Jesus. Vamos considerar os quatro casos citados nos evangelhos (excluindo a ressurreição do próprio Jesus, que será tratado separadamente).

Um Jovem em Naim. Jesus saiu da sua cidade de residência, Cafarnaum, e caminhou uns 40 quilômetros até a cidade de Naim. Durante essa fase do seu ministério, Jesus foi acompanhado por muitas pessoas. Quando chegaram a Naim, uma outra multidão estava saindo da cidade para enterrar o filho único de uma viúva. Jesus demonstrou sua compaixão e confortou à mãe que chorava pela morte do filho. Qualquer pessoa com capacidade de simpatizar-se com uma pessoa em sofrimento teria feito a mesma coisa. Mas o que aconteceu depois não foi um ato de uma pessoa qualquer. Jesus tocou o caixão, parou a procissão fúnebre, e mandou o jovem a levantar-se. O rapaz – morto! – obedeceu. Ele levantou e começou a falar, e Jesus o devolveu para sua mãe. Jesus fez esse milagre na frente de muitas pessoas, e estas se tornaram testemunhas para muitas outras pessoas. Lucas registrou esse fato para nós (Lucas 7:11-17).

A Filha de Jairo. Em outra ocasião, Jesus chegava de uma viagem quando Jairo, um dos líderes da sinagoga na cidade, chegou e pediu a ajuda do Senhor. O homem explicou que sua filha de 12 anos de idade estava muito doente, ao ponto de morrer. Jesus foi com o homem, mas devido à multidão que o acompanhava e a uma cura realizada no caminho, demorou para chegar. Antes de Jesus chegar ao seu destino, pessoas da casa de Jairo o encontraram e trouxeram uma má notícia. Falaram que não adiantava Jesus ir até a casa, pois a menina já havia morrido. Jesus não desistiu. Foi para a casa onde achou muitas pessoas chorando e já velando o corpo. Quando ele falou que a menina não estava morta, mas apenas dormindo, elas riram dele. É claro que Jesus não estava negando o fato da morte dela. Ele sabia que o resultado final não seria o enterro de um corpo morto, e sim a volta da menina com vida. Comparar a morte ao sono é uma maneira de mostrar a confiança da ressurreição. Jesus levou os pais e as pessoas que vieram com ele e entrou no quarto da menina. Mandou que levantasse, e ela o fez! Encontramos relatos desse milagre em Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43 e Lucas 8:40-56.

Lázaro, o Irmão de Maria e Marta. Em vários momentos, Jesus visitou alguns amigos especiais, uma família de três irmãos na aldeia de Betânia, aproximadamente três quilômetros de Jerusalém. Ele estava do outro lado do rio Jordão quando recebeu a notícia de que Lázaro estava muito doente. Mesmo assim, e sabendo da viagem árdua (devido à topografia da região) para chegar a Betânia, Jesus não se apressou. Quando disse que a enfermidade de Lázaro não era para a morte, Jesus não estava mentindo ou negando a gravidade da doença. Ele sabia que o resultado final da enfermidade não seria a morte de Lázaro, porque ele mesmo ressuscitaria seu amigo! Apesar do risco de enfrentar perseguidores violentos, Jesus e os apóstolos fizeram a jornada difícil de volta para a Judeia. Quando chegaram a Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias. Esse fato distingue o caso de Lázaro de todos os que aconteceram antes, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Nos casos anteriores, tanto no Antigo como no Novo Testamento, as pessoas foram ressuscitadas logo depois de morrerem. Lázaro, porém, faleceu quatro dias antes de Jesus chegar. Mesmo assim, quando Jesus chamou seu amigo, Lázaro saiu do túmulo! Esse milagre foi registrado em João 11:1-46.

Santos Ressuscitados depois da Morte de Jesus. A morte e a ressurreição de Jesus são fatos centrais do evangelho (1 Coríntios 15:3-4). O efeito salvador da vitória de Jesus foi ilustrado por um fato único registrado em Mateus 27:52-53. Depois da morte de Jesus, muitos fieis foram ressuscitados! Quando Jesus ressuscitou, muitos outros, também, ressuscitaram.

Deus dá vida. Somente Deus é capaz de ressuscitar um morto. Em alguns casos, ele fez isso por meio de servos humanos, mas a pessoa principal capaz de dar vida é aquele que diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:6).

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA