Share Button

Pessoas Ressuscitadas Antes do Nascimento de Jesus

A ressurreição, tanto de Jesus como de todos, é uma das doutrinas mais importantes do evangelho de Cristo. Mas as primeiras ressurreições registradas aconteceram antes do nascimento de Jesus. O Antigo Testamento serviu para levar os homens a Jesus, e assim alguns casos de ressurreição serviam para mostrar o que Jesus faria com perfeição. Milagres realizados por profetas no Antigo Testamento, também, confirmaram a veracidade das mensagens divinamente inspiradas que esses homens pregavam.

Vamos considerar três relatos de ressurreições no Antigo Testamento.

O Filho de uma Viúva em Sarepta. O Antigo Testamento focaliza a história do povo de Israel, os descendentes dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Mas a primeira ressurreição registrada não foi de um israelita! O profeta Elias fugiu da terra de Israel durante o reinado de Acabe, um dos piores reis da história da nação. Uma mulher fenícia, filha do rei de Sidom, casou com Acabe e fez de tudo para trazer morte e destruição para os israelitas. Elias, o profeta usado por Deus para revelar os pecados de Jezabel, saiu de Israel e foi morar por um tempo na Fenícia. Enquanto Jezabel trouxe a morte para muitos israelitas, Elias operou milagres para dar a vida à uma família fenícia. Seu milagre mais notável foi a ressurreição do filho de uma viúva em Sarepta. Elias orou ao Senhor e recebeu a resposta que procurou: “O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu” (1 Reis 17:22).

O Filho de um Casal em Suném. Eliseu era o sucessor de Elias, e também recebeu de Deus poder para confirmar sua mensagem por meio de milagres. Um casal na cidade israelita de Suném se mostrou muito hospitaleiro, até preparando um quarto para o profeta usar quando passava pela região. A mulher desejava muito ter um filho, e Eliseu fez uma profecia que foi cumprida pelo nascimento de um menino. Alguns anos depois, o menino passou mal e morreu. A mãe do garoto foi falar com Eliseu. Eliseu chegou ao quarto onde o menino estava e realizou o milagre. O menino levantou e saiu com sua mãe. Leia o relato desse milagre em 2 Reis 4:8-37.

Um Homem Jogado no Túmulo de Eliseu. A última ressurreição registrada no Antigo Testamento foi o caso mais estranho (2 Reis 13:20-21). Eliseu havia morrido e foi sepultado. Algum tempo depois, alguns israelitas estavam enterrando o corpo de outro homem quando um grupo de moabitas se aproximava para atacar. Para poder fugir com pressa, os homens jogaram o corpo do homem no túmulo de Eliseu. Quando o corpo tocou nos ossos do profeta, o homem voltou a viver! Esse milagre serviu para reforçar a veracidade das mensagens pronunciadas durante a vida de Eliseu.

Esses milagres aconteceram aproximadamente 900 anos antes do nascimento de Jesus. Antes de Elias realizar seu milagre em Sarepta, não houve nenhum relato de ressurreições. Esse fato salienta a fé de um homem que viveu uns 1.000 anos antes de Elias. Abraão foi obediente quando Deus mandou que levasse seu filho, Isaque, para sacrificá-lo (veja a história desse sacrifício em Gênesis 22). Abraão entendeu que grandes promessas seriam cumpridas por meio de descendentes de Isaque mas, mesmo assim, não hesitou quando o Senhor pediu a vida do seu filho. Levou Isaque e se preparou para matá-lo. Deus impediu que ele completasse o sacrifício, mas elogiou a fé obediente de Abraão.

Um fato especialmente interessante sobre a fé de Abraão foi revelado quase 2.000 anos depois desse acontecimento: “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos . . .” (Hebreus 11:17-19).

Da nossa perspectiva depois da ressurreição de Jesus e vários outros, não é tão difícil acreditar. Mesmo para as pessoas que ouviram dos milagres de Elias e Eliseu, existia uma base para essa confiança na ressurreição. Mas Abraão nunca ouviu falar de nenhuma ressurreição e ainda creu que Deus seria capaz de realizar tal milagre! Deus, a fonte da vida, tem poder para vencer a morte!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA