Share Button

Pastores Carnívoros

A figura de pastor é uma das imagens mais confortantes na Bíblia. Sem dúvida, a abertura de Salmo 23 se tornou um dos trechos mais famosos na literatura: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. Qualquer pessoa exposta aos ensinamentos mais básicos do cristianismo já ouviu a afirmação consoladora de Jesus aos seus seguidores: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” (João 10:14).

A comparação de pastor de ovelhas com líderes do povo de Deus tem raízes milhares de anos atrás. Dois dos principais chefes de Israel, Moisés e Davi, serviam como pastores de ovelhas antes de serem chamados para conduzir a nação de Israel. Sua experiência pecuária contribuiu à capacidade desses homens como governadores. Os dois entendiam bem o fato fundamental da poesia de Davi, que o verdadeiro e principal pastor é Deus.

Durante os séculos depois do reinado de Davi, Israel entrou em declínio por causa da persistente rebeldia contra Deus. Ele usou vários mensageiros, conhecidos como profetas, para avisar os líderes e a população geral sobre os perigos da desobediência. Ezequiel, por exemplo, transmitiu uma repreensão forte: “Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo” (Ezequiel 34:2-5). Miqueias usou a mesma figura de pastores carnívoros que devoravam as ovelhas colocadas debaixo da sua proteção: “Disse eu: Ouvi, agora, vós, cabeças de Jacó, e vós, chefes da casa de Israel: Não é a vós outros que pertence saber o juízo? Os que aborreceis o bem e amais o mal; e deles arrancais a pele e a carne de cima dos seus ossos; que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne no meio do caldeirão?” (Miqueias 3:1-3).

Jesus censurou os líderes religiosos da sua época com palavras semelhantes: “Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes; os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo” (Lucas 20:46-47). Usando uma outra figura relacionada à segurança de um rebanho de ovelhas, ele alertou sobre o perigo de lobos disfarçados em ovelhas (Mateus 7:15).

Pessoas que pregam a mensagem do Senhor ensinam sobre a necessidade de sacrifício, pois ninguém agrada a Deus sem se entregar a ele (2 Coríntios 8:5; Romanos 12:1-2). Tais sacrifícios, porém, são para o benefício espiritual da pessoa e para a honra de Deus, não para os propósitos egoístas de homens que procuram lucro e riquezas materiais. Pessoas que distorcem a palavra de Deus para seu próprio lucro ocupam seu lugar do lado dos pastores carnívoros de Israel. Pedro avisou os pastores na igreja primitiva a manter a pureza dos seus motivos: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1 Pedro 5:2-3).

O que Deus fez com aqueles predadores em Israel no Antigo Testamento? Trouxe sobre eles castigos terríveis: perderam bens, sofreram a destruição das suas famílias, foram levados ao cativeiro e foram mortos (veja, por exemplo, a sentença contra Amazias, sacerdote de Betel, em Amós 7:17).

O que Deus fez com os predadores na época de Jesus? Quando ouviram sua mensagem e não se arrependeram, Jesus disse que a casa, o templo em Jerusalém, seria destruída e ficaria deserta, uma profecia cumprida quando os romanos nivelaram a cidade no ano 70 (veja Mateus 23 e 24).

O que Deus fará com os lobos disfarçados em ovelhas e os pastores carnívoros de hoje?

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA