Share Button

O Gesto do Rei

A história de Ester, assunto de um livro inteiro no Antigo Testamento, explica a origem da festa de Purim, comemorada anualmente por judeus ao redor do mundo. Embora não empregue nenhuma vez o nome de Deus, o livro conta a história do livramento, pela graça de Deus, dos judeus exilados quando um homem ambicioso procurou oportunidade para aniquilá-los.

Há muitos fatos interessantes nesse livro, mas quero destacar um episódio do mesmo e sugerir alguns paralelos para nossa reflexão. Sugiro a leitura do livro inteiro, mas encontrará o referido episódio nos capítulos 4 e 5.

Hamã, um oficial do governo de Assuero (Xerxes I), o rei da Pérsia, odiava os judeus e tramou um plano para exterminá-los. Ele não sabia, porém, que a mulher escolhida pelo rei como sua rainha era uma judia. Hadassa, também chamada Ester, foi criada por seu tio, Mordecai, o mesmo homem que se tornou o foco da raiva e ódio de Hamã.

Quando Mordecai soube dos planos de Hamã contra os judeus, ele pediu a intercessão de Ester com o rei. Mas o pedido envolvia muito mais do que uma mulher conversar com seu marido. Nem a rainha teria acesso irrestrito ao rei. Entrar na presença dele sem convite levaria à pena de morte, a não ser em caso do rei estender seu cetro para receber a pessoa. Para Ester entrar na presença do rei nessa circunstância significava, literalmente, colocar sua vida em risco.

Mordecai, porém, entendeu que o rei seria a única pessoa capaz de impedir a execução do plano malevolente de Hamã. Mesmo sabendo do risco que sua sobrinha correria, ele insistiu no seu pedido.

Ester se mostrou disposta a se sacrificar, se fosse necessário, para salvar seu povo. Deste modo, ela entrou no pátio onde o rei estava.

E o rei Assuero estendeu seu cetro! Poupou a vida de Ester e atendeu ao pedido que ela fez, levando a uma série de acontecimentos que culminaram na salvação dos judeus da aniquilação que Hamã desejava.

Observamos alguns fatos: Um inimigo que odiava Mordecai e os judeus queria destruí-los. Mordecai e os outros judeus precisavam de um intercessor para pedir a ajuda do rei. Ester se mostrou disposta a sacrificar sua vida para alcançar o favor do rei para os outros.

Reflita em como esses elementos da história se comparam, embora imperfeitamente, à nossa situação.

Um inimigo que nos odeia trama a nossa destruição. O apóstolo Pedro avisou sobre o perigo: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).

Precisamos de um intercessor para pedir a ajuda do “Rei” que pode nos resgatar. No livro que pode ser o mais antigo da Bíblia, Jó reconheceu a distância entre Deus e o homem quando comentou sobre a necessidade de um intermediário: “Porque ele [Deus] não é homem, como eu . . .Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos” (Jó 9:32-33). Jesus vive sempre para interceder por nós (Hebreus 7:25).

Jesus foi disposto, e realmente sacrificou a sua vida, para alcançar o favor de Deus para conosco. Ele entrou na presença do Pai levando seu próprio sangue como sacrifício pelos nossos pecados (Hebreus 9:12-14).

E Deus aceitou a intercessão, dando-nos condições de evitar a destruição que o inimigo procura!

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos” (1 Timóteo 2:5-6).

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA