Share Button

O Ensinamento Radical de Jesus

Ao longo de 2.000 anos, a imagem de Jesus Cristo mudou. Apesar de termos acesso às informações importantíssimas que o Espírito Santo deixou registradas sobre a pessoa mais importante a nascer em toda a História, a percepção popular de Jesus nos dias de hoje é muito diferente do que no primeiro século.

Para muitas pessoas hoje, Jesus é uma figura simpática e tão mansa que jamais reagiria contra qualquer coisa que acontecesse. A opinião popular é que seja uma pessoa pronta e disposta a fazer tudo que seus seguidores pedem ou, pior ainda, tudo que alguns mandam! Com tais pensamentos, se torna difícil compreender o impacto que Jesus teve no mundo do primeiro século, e difícil permitir o impacto necessário no século 21!

Jesus foi um radical causador de divisão. Não é assim que você pensa em Cristo? Precisa pensar mais!

O ensinamento de Jesus foi tão radical que ele usou ilustrações chocantes para comunicar a mensagem. Ele comparou a aceitação da sua mensagem à amputação de membros do corpo! “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno” (Mateus 5:29-30). Em outra ocasião, ele disse que seria rejeitado e morto pelos homens. Logo em seguida, ele olhou para seus seguidores mais chegados e disse: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 16:24-25). Nada suave nessas mensagens! Jesus deixa clara a sua intenção de mudar radicalmente a vida dos seus ouvintes e de exigir enormes sacrifícios!

A mensagem popular de Jesus para o século 21, conforme os pregadores que dominam a mídia, é uma garantia de prosperidade e felicidade nessa vida. Não tem casa própria? Siga a Jesus (ou melhor, traga seus dízimos e ofertas para tal igreja) e terá uma bela casa e ainda outra na praia! Foi isso o que Jesus falou? “Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lucas 9:57-58).

Ensinamento radical polariza as pessoas, e foi exatamente isso que aconteceu no primeiro século. Jesus não ensinou um caminho fácil e sem sacrifício. Seguir a Jesus significava se afastar dos pensamentos carnais e materialistas que dominavam o mundo. Significava romper com as instituições religiosas que dominavam seus seguidores. Significava abrir mão da própria vida. As pessoas que aceitaram tais desafios foram vistas como loucas. Um desses seguidores explicou a sua fé para um governador em Cesareia e foi interrompido pela objeção do governador que disse: “Estás louco, Paulo!” (Atos 26:24). Em outra ocasião, alguns dos cristãos foram acusados perante as autoridades nessas palavras: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17:6).

Essas reações fortes contra os seguidores de Jesus não devem nos surpreender. Ele mesmo disse: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (Lucas 11:23).

Para entender Jesus, precisamos largar as imagens populares que dominam filmes, arte e as pregações distorcidas em muitas igrejas. Jesus não é um herói folclórico que pode ser moldado e mudado conforme o clima de cada época. Ele é Deus que se fez carne para chamar suas criaturas a mudarem radicalmente as suas vidas e receberem dele o perdão e a salvação.Não cabe a nós diluirmos ou adaptarmos a imagem nem a mensagem de Cristo. Cabe a nós aceitar o seu desafio: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34).

-por Dennis Allan/


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA