Share Button

O Intérprete da Cerimônia de Mandela

O escândalo internacional do intérprete de sinais na cerimônia de homenagem a Nelson Mandela foi destaque da edição online do Jornal Bom Dia RS no dia 11 de dezembro de 2013. Diante de um estádio lotado em Johanesburgo, um homem supostamente transmitia aos surdos as mensagens do secretário-geral da ONU e de presidentes de países como o Brasil, Cuba e os Estados Unidos. Pela televisão e internet, milhões de pessoas ao redor do mundo assistiram à cerimônia. Mas a reação na África do Sul e no resto do mundo foi bem negativa em relação a um fato que dominou as notícias do evento. O intérprete não foi fiel na transmissão das mensagens. Seja por incompetência, fraude intencional ou algum problema psicológico, a interpretação não comunicou as mensagens dos oradores. O episódio se tornou em ultraje internacional em questão de horas.

Vamos pensar sobre o que aconteceu em Johanesburgo. Pessoas importantes que conheciam e respeitavam um homem importante falaram da sua vida. Procuraram achar no seu exemplo e palavras a motivação para ajudar outras pessoas tomarem boas decisões e construírem um mundo melhor. A esperança é de que cada vida tocada pela história deste homem se tornaria melhor.

Respeito e aprecio o trabalho de Nelson Mandela. Acho terrível o que o intérprete impostor fez. Mas quero sugerir uma reflexão ainda mais importante, baseada nesses acontecimentos recentes.

Vamos pensar sobre o que aconteceu em Jerusalém e outras cidades há quase 2.000 anos. Pessoas importantes que conheciam e respeitavam um homem importante falaram da sua vida. Procuravam achar no seu exemplo e palavras a motivação para ajudar outras pessoas tomarem boas decisões e construírem um mundo melhor. A esperança era de que cada vida tocada pela história deste homem se tornaria melhor.

Os apóstolos que acompanharam Jesus durante seu trabalho na Galileia, Judeia e regiões próximas deixaram registros da sua vida e incentivaram cada pessoa a se espelhar em Cristo para se tornar melhor. João escreveu um relato da vida de Jesus e explicou o motivo: “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:30-31). Pedro, um dos mais conhecidos dos apóstolos, disse: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados” (1 Pedro 2:21-24).

Os apóstolos instruíram outros a continuarem o trabalho da transmissão da mensagem da vida de Jesus. Paulo escreveu para um cristão mais novo: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2:2).

Até os dias de hoje, pessoas que afirmam respeitar e seguir a Jesus continuam transmitindo mensagens sobre o Nazareno que mudou o mundo. Infelizmente, muitos destes “intérpretes” da mensagem de Jesus fazem a mesma coisa que o impostor em Johanesburgo fez. Fingem falar de Jesus, mas a mensagem que transmitem é distorcida, confusa e inútil. Distorcem o ensinamento de Deus que se fez carne para sacrificar sua vida pelos outros (Filipenses 2:5-8) para incentivar vidas egoístas, fugindo do sofrimento e sacrifício para buscar prosperidade e conforto.

Quando um homem infiel distorceu a mensagem da vida de Nelson Mandela, seus atos provocaram um verdadeiro ultraje. Quando pessoas infiéis distorcem a mensagem de Jesus Cristo, a nossa reação não deve ser muito mais forte?

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA