Share Button

Só Para Conversão

A placa "Só Para Conversão" aparece frequentemente nas estradas e ruas brasileiras. Serve para identificar uma faixa destinada à mudança de direção. Se entrar na faixa assim marcada, o motorista é obrigado a sair de uma rua e entrar em outra.

As Escrituras foram reveladas para o nosso benefício, e servem como uma faixa "só para conversão". Deus não deixou a Bíblia em mãos humanas como objeto de curiosidade ou de estudo puramente acadêmico ou teórico. A palavra de Deus tem o propósito de mudar a direção das nossas vidas.

Ao longo da história, Deus tem chamado o pecador ao arrependimento, implorando para o desviado se converter. Ezequiel mostrou que a responsabilidade pelo pecado é individual e registrou estas palavras do próprio Senhor: "Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? — diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? ... Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida... Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei. Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não será morto... Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei" (Ezequiel 18:23,27,28,32).

A mensagem de Jesus Cristo foi relatada em quatro livros que conhecemos como os Evangelhos. João, um dos apóstolos de Jesus, disse que seu relato tinha um propósito de levar o leitor a crer em Jesus: "Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (João 20:31). Tiago disse que a palavra "é poderosa para salvar a vossa alma" e que deve ser praticada, e não somente ouvida (Tiago 1:21-22).

Quando a palavra de Deus penetra um coração honesto, ela leva a pessoa a se transformar, uma mudança radical descrita como conversão. Lucas comentou sobre o efeito da pregação dos apóstolos usando esse termo: "Viram-no todos os habitantes de Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor" (Atos 9:35); "Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor" (Atos 11:20-21).

Com tanta ênfase bíblica na conversão das pessoas, devemos prestar atenção no significado desta transformação. Muitos falam da sua conversão sem entendimento do compromisso que ela exige.

A conversão significa uma mudança radical. Uma palavra integralmente ligada à conversão é o "arrependimento". Dezenas de citações bíblicas falam sobre o arrependimento, a decisão de mudar a direção. João Batista chamou as pessoas que buscavam lugar no reino dos céus a produzirem "frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3:8). A pessoa que se arrepende por causa da mensagem das Escrituras decide abandonar seu caminho egoísta e pecaminoso para se tornar um seguidor de Jesus. Paulo trata esta transformação como morte e nova vida: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20).

A única conversão válida é a conversão ao Senhor. As citações acima de Atos 9:35 e 11:21 deixam bem claro que os cristãos primitivos se converteram ao Senhor. Muitos desejam Jesus como Salvador, mas não querem ser transformados para submeter a sua vontade à autoridade absoluta do Senhor dos senhores e Rei dos reis. Converter-se ao Senhor implica na submissão total a ele, assumindo o compromisso de guardar todas as coisas que Jesus ordena na sua palavra (Mateus 28:18-20).

Deus deixou sua palavra registrada para todos nós com um propósito importante para as nossas vidas. O evangelho é "só para conversão"!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA