Share Button

A Igreja de Quem?

Um dos principais motivos da frustração comum com religião é o espírito de competição entre igrejas e seus líderes. As pessoas que acompanham os conflitos entre personagens conhecidas no meio religioso observam que muitas das diferenças não são questões de diferenças de entendimento ou ensinamento, e sim disputas por território entre homens egoístas e ambiciosos.

Não deve nos surpreender, neste contexto, que muitas das igrejas são identificadas como propriedade dos seus líderes. Essa percepção é alimentada pelos próprios "donos" quando defendem suas posições e falam sobre seus seguidores como "minha igreja". Uma igreja pertence a tal pessoa intitulada "pastor", outra a determinado "bispo" e ainda outra pertence a um homem que se descreve como "apóstolo".

O ensinamento do Novo Testamento, transmitido por Jesus e seus primeiros seguidores, é totalmente diferente destas atitudes carnais, ambiciosas e divisivas. A igreja no Novo Testamento é propriedade exclusiva do próprio Senhor, e não pertence a homem algum. Nenhuma vez nas Escrituras encontramos um apóstolo ou pastor humano falando sobre "a minha igreja". A única pessoa que ousa usar tais palavras é Jesus Cristo, aquele que resgatou seu povo pelo sacrifício na cruz!

Jesus descreveu seu povo como ovelhas e disse: "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim" (João 10:14). Depois da grande confissão de Pedro, Jesus lhe disse: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18). O fato que Pedro havia afirmado ("Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" - Mateus 16:16) foi fundamental para o estabelecimento da igreja do Senhor. Jesus Cristo é a principal pedra da igreja (Efésios 2:20; 1 Pedro 2:6-7).

A igreja pertence a Deus, e não aos homens. Paulo orientou Timóteo sobre vários aspectos do trabalho da igreja e explicou: "Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo..." (1 Timóteo 3:14-15). Todos os seguidores de Cristo precisam aprender essa lição importante! Devem aprender das Escrituras como se comportar como participantes da igreja do Senhor, pois cada cristão é uma pedra viva nesta casa (1 Pedro 2:5).

Quando entendemos que a igreja é do Senhor, e não pertence a nenhum homem, podemos compreender o quanto é necessário edificar a igreja conforme a vontade de Deus, e não segundo as ideias humanas. Paulo alertou sobre a necessidade de cuidado ao contribuir à edificação da igreja: "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo....Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado" (1 Coríntios 3:9-11,17).

Quando Paulo falou com pastores, ele usou linguagem forte para avisar sobre o perigo de serem negligentes ou destrutivos no seu trabalho na igreja. Ele disse aos pastores da igreja em Éfeso: "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles" (Atos 20:28-30).

Nenhum homem na face da Terra – mesmo se for conhecido como pastor, apóstolo, padre, papa ou qualquer outro título – morreu na cruz para resgatar as pessoas que compõem a igreja do Senhor. Homens podem contribuir à obra de Deus, mas a verdadeira igreja pertence exclusivamente ao Senhor!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA