Share Button

A Igreja é um Organismo

Uma palavra pode ter vários significados que mudam conforme o contexto e que variam com o tempo. A palavra igreja traz significados diferentes, que podem ser perfeitamente corretos em determinados contextos e épocas. Como nosso interesse aqui é a busca constante de maior entendimento das Escrituras, focalizamos a palavra igreja no seu sentido bíblico. Especificamente, pensemos sobre a igreja como um organismo.

Desde os primeiros anos na escola, aprendemos que um organismo é um conjunto de órgãos que constituem um ser vivo, o sentido principal nos dicionários comuns. Embora as traduções bíblicas mais comuns não empreguem a palavra organismo, a ideia é claramente apresentada em algumas figuras da igreja no Novo Testamento.

A figura mais óbvia da igreja como organismo é a de um corpo com vários membros. É uma imagem da igreja usada para ensinar vários fatos importantes. Consideremos alguns.

Cada membro deve contribuir ao bem do corpo inteiro. O apóstolo Paulo mandou uma carta à igreja na cidade grega de Corinto com o intuito de corrigir diversos problemas doutrinários e práticos. Apesar de terem recebido dons especiais de Deus, os cristãos em Corinto tinham muitas dificuldades em questões de amor e respeito uns para com os outros. Entre outros assuntos, Paulo falou de problemas de partidos e brigas, de processos legais entre irmãos e de abusos de supostas liberdades ao ponto de prejudicar a vida espiritual dos irmãos. Ele empregou o conceito de um corpo composto de diversos membros para corrigir tais condutas e as atitudes por trás delas: “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo” (1 Coríntios 12:14-20). Em outra epístola, Paulo usou a mesma ideia para incentivar a edificação mútua dos cristãos: “de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Efésios 4:16).

O corpo depende da cabeça, Cristo. O mesmo trecho em Efésios 4 apresenta mais um fato importante sobre esse corpo: a sua dependência da cabeça. Voltemos um versículo para ver este ponto importante: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15). Embora ninguém gostaria de perder membros do seu corpo, sabemos que muitas pessoas vivem muito bem sem um braço, uma perna ou um olho. Mas nenhum corpo sobrevive sem a cabeça! Quando a igreja se torna em uma organização social que se importa somente com as relações humanas, esquecendo da importância de fidelidade total à cabeça, ela morre!

Uma outra figura que mostra a interdependência de membros vivos ligados a Jesus é de um edifício vivo. Pedro cita alguns textos do Antigo Testamento para apresentar essa figura. Consideremos os comentários desse apóstolo:

A casa espiritual é feita de pedras vivas com base na principal Pedra. “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:4-5). Mesmo quando Pedro fala da igreja como um edifício, ele não pensa em alguma estrutura sem vida. A principal pedra é Jesus (e ele está vivo - veja 1 Pedro 1:3), e cada pedra acrescentada na construção dessa casa espiritual também vive!

O conceito bíblico da igreja não é de uma instituição com sua hierarquia mundial e poder político. É um organismo composto de pessoas reais e vivas - pessoas como você e eu!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA