Share Button

Igreja: o Que Significa?

Ouvimos a palavra com frequência, mas será que todos entendemos a mesma coisa quando falamos de "igreja"? Os dicionários comuns normalmente oferecem tanto o sentido original da palavra como os significados variados da língua atual. A palavra portuguesa é usada no século XXI para identificar prédios (às vezes chamados templos) onde grupos religiosos se reúnem. Também descreve organizações eclesiásticas, determinadas denominações etc.

O sentido original da palavra grega traduzida "igreja" em muitas Bíblias é de um conjunto de pessoas "chamadas para fora". Assim, pessoas convocadas para uma reunião poderiam ser descritas como uma igreja ou assembleia. Também, pessoas chamadas pelo evangelho de Cristo para sair do pecado e dos costumes do mundo e servir ao Senhor podem ser descritas como a igreja. Encontramos esses sentidos nas Escrituras.

Quando Paulo enviava cartas aos irmãos em outros lugares, ele usava a palavra "igreja" para identificá-los. Por exemplo, mandou uma epístola "às igrejas da Galácia" (Gálatas 1:2) e outra "à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos..." (1 Coríntios 1:1). Nessa mesma carta, ele falou da igreja reunida e descreveu a reunião como "na igreja" (1 Coríntios 14:23,28). Assim ele falava do grupo das pessoas ou da reunião das pessoas como igreja. Em ambos os casos, a ênfase está nas pessoas, e não no local de reunião (prédio ou "templo"). A igreja, no sentido bíblico, não é feita de blocos e cimento. É composta de pessoas que pertencem a Jesus!

Entendimento deste fato nos ajuda a evitar algumas ideias erradas. Servir a Deus não implica na responsabilidade de ser leal a alguma instituição feita por homens. Há muitas igrejas mantidas na base de tradições históricas e doutrinas desenvolvidas ao longo dos séculos. Quando Jesus enfrentou grupos que defendiam suas tradições humanas, ele sempre se posicionou contra tais regras e doutrinas. Ele disse: "E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição" (Marcos 7:7-9). O desafio é óbvio. É preciso rejeitar as doutrinas e preceitos inventados por homens e voltar à palavra do Senhor!

A tendência dos homens, porém, é de substituir uma tradição humana com outra, ao invés de simplesmente voltar para a palavra do Senhor. As próprias tradições dos religiosos da época de Jesus foram, em boa parte, reações contra outros erros. Para evitar a idolatria ou o desrespeito em relação ao sábado, criaram suas próprias tradições.

A mesma coisa acontece quando falamos sobre o conceito de "igreja" nos dias de hoje. Algumas pessoas, quando entendem que a igreja não é um edifício feito de bloco e cimento, reagem contra os locais em si. Acham que o problema seja reunir em algum prédio. Apesar dos diversos exemplos bíblicos de vários locais de reunião, alguns ainda defendem que reunir em casa seja o exclusivo padrão bíblico. Não há nenhum problema em uma igreja se reunir na casa de alguém, e realmente há exemplos bíblicos disso (1 Coríntios 16:19; Filemom 2), mas não é correto tratar estes exemplos como um padrão exclusivo. Cristãos no primeiro século também se reuniam no templo (Atos 2:46; 5:12), numa escola (Atos 19:9), num cenáculo (Atos 20:8) etc. A igreja não é definida pelo local de reunião, e sim pelas pessoas reunidas.

Evitemos, também, a tendência de se isolar de outros cristãos. Apesar de exemplos e instruções bíblicas que mostram reuniões frequentes (Atos 20:7; 1 Coríntios 11:33; Hebreus 10:25), alguns chegam a abandonar qualquer ideia de pertencer a uma igreja e assumir compromisso de se reunir com frequência. Já ouvi pessoas chegarem ao ponto de afirmar "Eu sou a igreja", refletindo falta de entendimento do fato que igreja é uma palavra coletiva como manada ou rebanho. Eu faço parte da igreja, mas sozinho não sou a igreja. Preciso de irmãos e de oportunidades para me reunir com outros seguidores de Jesus.

Vamos sempre buscar oportunidades para participar com outras pessoas que desejam engrandecer o nome do Senhor, de serem a igreja de Jesus Cristo.

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA