Share Button

Sementes de Rebeldia

Gideão foi um herói em Israel. Com um exército de apenas 300 homens ele venceu os 135.000 soldados midianitas que haviam invadido a terra de Israel. O povo ficou extremamente aliviado e grato a Gideão que pediu para ele se tornar rei de Israel. Ele recusou, dizendo: “Porém Gideão lhes disse: Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; o SENHOR vos dominará” (Juízes 8:23).

Uma vez que Deus ainda não havia autorizado um rei em Israel, Gideão fez o certo. Ele não tinha direito de assumir para si uma posição de domínio sem a permissão divina. Se a história desse homem tivesse terminado neste momento, ele seria um excelente exemplo para nós. É triste observar que ainda tem outros acontecimentos na história de Gideão que mancham essa imagem. Apesar de ter sido usado por Deus para libertar os israelitas da opressão dos midianitas, este juiz plantou sementes de rebeldia contra a vontade de Deus que vieram a atrapalhar a nação na geração subsequente.

Gideão contribuiu à rebeldia do povo em voltar à idolatria. Ele não aceitou a vontade do povo de exaltá-lo como rei, mas permitiu que os israelitas trouxessem presentes dos espólios da batalha contra os midianitas. Ele usou o ouro que recebeu do povo para fazer uma estola sacerdotal (uma peça de roupa especial usada pelos sacerdotes - Juízes 8:27; veja Êxodo 28:1-14). A intenção de Gideão não fica clara no texto, mas ninguém pode duvidar do resultado negativo: “Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal e a pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ela; a estola veio a ser um laço a Gideão e à sua casa” (Juízes 8:27).

Gideão contribuiu à rebeldia do povo em escolher um rei não autorizado por Deus. Há um fato facilmente ignorado em Juízes 8. Quando relata as informações sobre a família enorme de Gideão, o autor acrescenta um fato sobre um filho que Gideão teve com uma concubina em Siquém. Ele deu para este filho o nome de Abimeleque, que significa: “meu pai é rei” (Juízes 8:31).

Um homem que corretamente recusou ser rei chamou seu filho de “meu pai é rei”. Foi um passo na direção errada, e esse filho acabou fazendo de tudo para se tornar rei! Abimeleque matou seus próprios irmãos para se posicionar como rei!

Um homem que corajosamente conduziu os israelitas na batalha que levou à libertação da nação tomou um passo enorme para voltar à idolatria e levar outros junto.

Pelo poder de Deus, Gideão havia libertado os israelitas da opressão que veio em consequência da sua rebeldia contra o Senhor. Mas o mesmo homem que agia como libertador acabou pondo diante de Israel duas pedras de tropeço. Ele plantou as sementes da rebeldia.

Devemos aprender lições importantes. Considere algumas:

A fidelidade durante um tempo não é garantia de fidelidade para sempre. Gideão foi um herói fiel ao Senhor durante momentos importantes em Israel, mas tomou passos errados que contribuíram aos problemas que vieram depois.

As fraquezas de um homem podem ser facilmente multiplicadas em outras gerações. Gideão tomou passos na direção errada, e as pessoas que vieram depois fizeram coisas ainda piores. Devemos batalhar para tirar a ambição e a idolatria das nossas vidas, pois ambos os erros tem exatamente o mesmo efeito. Quando o homem se exalta ou exalta suas imagens idólatras, ele nega a adoração e honra que somente Deus merece!

Vamos sempre manter Deus no seu devido lugar. Ou ele ocupa primeiro lugar em nossas vidas, ou caminhamos para a destruição!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA