Share Button

Três Promessas Importantes

Abraão ocupa um lugar super importante nos planos de Deus para com os homens. Este homem, que viveu no Oriente Médio aproximadamente 4.000 anos atrás, foi o pai de várias nações importantes e o pai espiritual de todos que servem ao Senhor até os dias de hoje.

Até aos 75 anos de idade, Abraão se residia na terra de Ur, que ficava no território que atualmente pertence à nação do Iraque. Naquela época, antes da ascendência do império assírio, era o centro de um importante reino. As pessoas ao redor de Abraão, inclusive seus próprios parentes, adoravam falsos deuses. Deus viu a fé desse homem e o chamou para sair daquela região, indo para outra terra que o próprio Senhor lhe mostraria. Quando Deus chamou Abraão, ele lhe fez três promessas, registradas em Gênesis 12:1-3:

1) Terra. Deus conduziu Abraão para uma terra longe de Ur.

2) Nação. Deus multiplicaria os descendentes de Abraão para fazer deles uma grande nação.

3) Bênçãos para as Famílias da Terra. Por meio de Abraão (relatos paralelos enfatizam o descendente de Abraão), Deus abençoaria todas as famílias da terra.

Vamos considerar estas três promessas como maneira de esboçar a história bíblica, pois as promessas a Abraão preveem o que Deus faria ao longo de mais de 2.000 anos!

Deus fez uma grande nação dos descendentes de Abraão. Durante os 400 anos depois de Abraão receber as promessas, aconteceram muitas coisas com seus descendentes. Por meio de José, um dos bisnetos de Abraão, Deus salvou a família toda num período de fome geral na região. A família se mudou para o Egito, onde tinha alimentos, mas, nas gerações depois, esses descendentes de Abraão foram escravizados no Egito. Depois de gerações de sofrimento, o povo foi libertado pelo Senhor por meio de Moisés, um dos mais importantes servos do Senhor do Antigo Testamento. Moisés conduziu esse povo ao monte Sinai, onde Deus revelou uma lei especial que serviria como a Constituição da nação durante quase 1.500 anos.

Deus deu aos israelitas uma terra própria. Devido à rebeldia dos israelitas, tiveram que passar 40 anos no deserto antes de chegar à terra prometida, uma região conhecida como Canaã. Logo depois da morte de Moisés, Josué guiou o povo na conquista da terra. Tomaram posse do território que Deus havia mostrado para Abraão mais de 400 anos antes.

Deus abençoou todas as famílias por meio do descendente de Abraão. Em termos do tempo que passou, o cumprimento da terceira promessa demorou bem mais. 1.400 anos depois da conquista da terra prometida, um menino, um dos milhões de descendentes de Abraão, nasceu na cidade de Belém, no sul da Judeia. Um judeu velho viu Jesus como bebê e agradeceu a Deus com estas palavras: “porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos” (Lucas 2:30-31).

Conforme a promessa a Abraão e centenas de outras promessas proféticas nas Escrituras do Antigo Testamento, esse menino cresceu e, quando já adulto, começou a pregar a importância do arrependimento para participar do reino de Deus (Mateus 4:17). Ele realizou milagres impressionantes para mostrar que sua nova doutrina veio de Deus (Marcos 1:27). Os milagres apoiavam seus ensinamentos e suas afirmações de qualidades divinas. Ele disse que era eterno, existindo antes de Abraão (João 8:24,58). Ele perdoava pecados, algo que somente Deus mesmo pode fazer (Marcos 2:5-7). Ao longo dos três anos do seu trabalho público, Jesus se tornou cada vez mais aberto nas suas afirmações. Quando o sumo sacerdote perguntou se era, de fato, o Cristo (Messias ou Ungido), o Filho de Deus, Jesus disse: “Eu sou” (Marcos 14:61-62). Jesus entendeu bem e revelou para seus seguidores a importância da sua missão terrestre quando disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Em Jesus Cristo, Deus cumpriu a mais importante das três promessas a Abraão, e nós somos os abençoados por ter acesso à salvação eterna!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA