Share Button

O Ladrão de Noite

Caro residente:

Eu lhe escrevo para avisar que pretendo invadir a sua casa e furtar tudo que tiver de valor na sua residência. Se quiser, pode me esperar entre 2 e 3 horas da madrugada no dia 15 do próximo mês.

Atenciosamente,

Ladrão de Noite

------------------------------------------------------------------------------------

Quantas cartas parecidas com essa você já recebeu? Provavelmente o mesmo número que já foram entregues na minha casa: zero! Bem sabemos que ladrões dependem do elemento de surpresa no seu trabalho e, por este motivo, não enviam avisos prévios das suas intenções.

Jesus e as pessoas que ele escolheu para proclamar a sua mensagem usaram, várias vezes, a figura do ladrão de noite para ensinar a importância de estarmos sempre preparados para nosso encontro com o Criador e Juiz de todos.

Em uma conversa com seus apóstolos em Jerusalém, poucos dias antes de sua morte, Jesus falou da importância de se preparar para o julgamento de Deus. Primeiro, ele falou da rebeldia da principal cidade dos judeus: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta” (Mateus 23:37-38). Ele continuou seu ensinamento descrevendo diversos sinais que aconteceriam antes deste castigo: terremotos, guerras, fomes, o surgimento de falsos profetas, perseguições etc. (Mateus 24:1-33). Jesus disse que aquela mensagem se referia à mesma geração (Mateus 24:34).

Depois de falar sobre o castigo de Jerusalém, Jesus introduziu uma série de parábolas sobre a importância de todos se prepararem para outro dia de julgamento. Diferente do dia identificado por sinais, aquele dia viria sem aviso. Jesus disse: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa” (Mateus 24:42-43).

Os apóstolos de Jesus empregaram a mesma figura para alertar os fiéis sobre a importância de estarem sempre preparados para a vinda do Senhor. Paulo escreveu: “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (1 Tessalonicenses 5:2). Pedro reforçou o mesmo ensinamento: (2 Pedro 3:10).

Hoje, há muitos que confundem e distorcem o ensinamento bíblico, usando textos isolados e misturando ideias para defender suas especulações sobre os últimos dias. Preocupam-se com manchetes de jornais e teorias de conspirações de governos e religiosos. Apontam para passagens bíblicas para explicar desastres naturais e atos de terrorismo. Soam alarmes sobre o uso de tecnologia no comércio. Alguns até ousam marcar datas para intervenções divinas nos assuntos dos homens! O efeito de tais especulações é negativo e perigoso. Ao invés de usar as Escrituras como guia para se prepararem para o julgamento, procuram nas Escrituras uma maneira de predizer a data e hora da vinda do ladrão!

Jesus não pediu para ficar atentos às manchetes dos jornais, tentando interpretar sinais. Ele usou a figura do ladrão para nos ensinar a importância de estarmos preparados a qualquer hora, pois ninguém sabe quando será chamado para encontrar o Juiz de todos. Ele disse: “Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes. . . . Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrombar a sua casa. Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Lucas 12:37-40).

Paulo disse: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10). Ninguém sabe a hora que virá o Juiz, mas todos nós podemos ter certeza de que virá!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS     PESQUISAR NO SITE     MENSAGENS EM ÁUDIO    
MENSAGENS EM VÍDEO   
ESTUDOS TEXTUAIS    ANDANDO NA VERDADE  
O QUE ESTÁ ESCRITO?
  
O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2014 Karl Hennecke, USA