Share Button

O Ladrão de Noite

Caro residente:

Eu lhe escrevo para avisar que pretendo invadir a sua casa e furtar tudo que tiver de valor na sua residência. Se quiser, pode me esperar entre 2 e 3 horas da madrugada no dia 15 do próximo mês.

Atenciosamente,

Ladrão de Noite

------------------------------------------------------------------------------------

Quantas cartas parecidas com essa você já recebeu? Provavelmente o mesmo número que já foram entregues na minha casa: zero! Bem sabemos que ladrões dependem do elemento de surpresa no seu trabalho e, por este motivo, não enviam avisos prévios das suas intenções.

Jesus e as pessoas que ele escolheu para proclamar a sua mensagem usaram, várias vezes, a figura do ladrão de noite para ensinar a importância de estarmos sempre preparados para nosso encontro com o Criador e Juiz de todos.

Em uma conversa com seus apóstolos em Jerusalém, poucos dias antes de sua morte, Jesus falou da importância de se preparar para o julgamento de Deus. Primeiro, ele falou da rebeldia da principal cidade dos judeus: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta” (Mateus 23:37-38). Ele continuou seu ensinamento descrevendo diversos sinais que aconteceriam antes deste castigo: terremotos, guerras, fomes, o surgimento de falsos profetas, perseguições etc. (Mateus 24:1-33). Jesus disse que aquela mensagem se referia à mesma geração (Mateus 24:34).

Depois de falar sobre o castigo de Jerusalém, Jesus introduziu uma série de parábolas sobre a importância de todos se prepararem para outro dia de julgamento. Diferente do dia identificado por sinais, aquele dia viria sem aviso. Jesus disse: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa” (Mateus 24:42-43).

Os apóstolos de Jesus empregaram a mesma figura para alertar os fiéis sobre a importância de estarem sempre preparados para a vinda do Senhor. Paulo escreveu: “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (1 Tessalonicenses 5:2). Pedro reforçou o mesmo ensinamento: (2 Pedro 3:10).

Hoje, há muitos que confundem e distorcem o ensinamento bíblico, usando textos isolados e misturando ideias para defender suas especulações sobre os últimos dias. Preocupam-se com manchetes de jornais e teorias de conspirações de governos e religiosos. Apontam para passagens bíblicas para explicar desastres naturais e atos de terrorismo. Soam alarmes sobre o uso de tecnologia no comércio. Alguns até ousam marcar datas para intervenções divinas nos assuntos dos homens! O efeito de tais especulações é negativo e perigoso. Ao invés de usar as Escrituras como guia para se prepararem para o julgamento, procuram nas Escrituras uma maneira de predizer a data e hora da vinda do ladrão!

Jesus não pediu para ficar atentos às manchetes dos jornais, tentando interpretar sinais. Ele usou a figura do ladrão para nos ensinar a importância de estarmos preparados a qualquer hora, pois ninguém sabe quando será chamado para encontrar o Juiz de todos. Ele disse: “Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes. . . . Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrombar a sua casa. Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Lucas 12:37-40).

Paulo disse: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10). Ninguém sabe a hora que virá o Juiz, mas todos nós podemos ter certeza de que virá!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA