Share Button

O Peso da Pedra

Jesus usou o exemplo da humildade das crianças para incentivar a mesma atitude nos seus seguidores e, depois, disse: “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar” (Mateus 18:6). Estudiosos discutem o tamanho desta pedra, explicando vários tipos de pedras usadas para moer grãos, mas todos concordam em um fato: uma pessoa jogada ao mar com qualquer pedra de moinho amarrada no pescoço morreria afogada. Jesus disse que as pessoas responsáveis pelo tropeço dos seus pequeninos merecem um castigo pior que a morte!

Quem são os pequeninos deste texto? Inicialmente, Jesus falou de crianças (veja Mateus 18:1-5), mas expandiu seu ponto para falar daqueles pequeninos que creem nele (Mateus 18:6). As “crianças” podem ser adultos novos na fé que precisam de ajuda para andar no caminho do Senhor. Quem leva uma dessas a tropeçar terá de enfrentar a ira de Deus.

Este texto nos dá motivo para refletir. Há tantas maneiras de destruir a vida de um pequenino, e muitas pessoas em posições de influência e responsabilidade que fazem exatamente isso.

Pais que abandonam suas famílias aumentam a probabilidade dos filhos se perderem. Quantos jovens têm destruído suas vidas com bebida ou outras drogas, com sexo precoce, ou com a busca de religiões perversas por causa da confusão causada pela separação dos pais? Se for tentado a abandonar sua família, pense no peso da pedra!

Outros pais não abandonam, mas negligenciam suas famílias. Na busca da prosperidade e até na intenção de dar uma vida melhor para os filhos, acabam não participando dos momentos importantes na vida dos filhos, momentos especiais que vêm diariamente. Se for tentado pôr a carreira acima do tempo com seus filhos, pense no peso da pedra!

Alguns líderes religiosos abusam dos inocentes. Quase todos se sentem revoltados com as notícias frequentes de líderes religiosos que abusam sexualmente de crianças e jovens. A pedofilia em qualquer ambiente deve ser repugnante, mas se torna pior ainda quando praticada por pessoas que vivem com a confiança e respeito de jovens e até dos seus pais. Se for tentado a tocar de maneira indecente em outra pessoa, pense no peso da pedra!

Muitos líderes religiosos aproveitam a ingenuidade dos fiéis. O abuso sexual é apenas uma forma de abuso no contexto religioso. Quantos líderes religiosos vivem dos lucros do abuso financeiro dos fiéis? Tomam o sustento dos pobres para aumentar suas próprias riquezas. Jesus falou de tais líderes quando disse: “...os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo” (Marcos 12:40). Se for tentado aproveitar da fé dos outros por motivos egoístas, pense no peso da pedra!

Qualquer um que ensina falsas doutrinas pode levar outros a tropeçar. Jesus revelou a verdade para nos libertar do pecado (João 8:32). Falsos mestres até prometem liberdade espiritual, mas a mensagem deles leva ao cativeiro no pecado. Pedro falou do efeito desses enganadores: “...prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro” (2 Pedro 2:19-20). Se for tentado a distorcer a palavra de Deus, por qualquer motivo que seja, pense no peso da pedra!

Ser jogado ao mar com uma pedra amarrada no pescoço seria uma sentença de morte certa. Jesus disse que a punição daqueles que levam seus pequeninos a tropeçarem seria pior ainda! Ele afirma um destino pior que a morte: o castigo eterno no inferno (Mateus 10:28). Se for tentado a conduzir outros à perdição, pense no castigo eterno, algo pior do que uma pedra no pescoço!

Influenciar outros é um grande privilégio e uma enorme responsabilidade!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA