Share Button

Filemom: Seja Fiel na Sua Circunstância

Livros como Filemom apresentam desafios especiais para as pessoas que tratam a Bíblia como nada mais do que um livro de mitos interessantes. Quando visto pelas lentes das opiniões e valores geralmente aceitos em nossa cultura, esta pequena epístola surpreende os leitores e levanta questões importantes sobre os objetivos do evangelho de Cristo.

O evangelho é uma mensagem radical, até revolucionária, mas não da maneira que normalmente pensamos em revoluções. Depois de séculos de revoltas políticas e mudanças sociais, ficamos acostumados com as noções de que “eles” precisam mudar e “o sistema” precisa ser reformado. O foco está nas circunstâncias externas e na culpa da sociedade para explicar qualquer comportamento considerado “anormal”. O pensamento revolucionário do evangelho, porém, é mais difícil engolir porque Jesus ensina que os seus discípulos precisam mudar suas atitudes e seus comportamentos, aprendendo a viver na sua realidade e a aceitar sua circunstância nesta vida.

Filemom, uma das epístolas que Paulo escreveu durante sua prisão, bem ilustra esse objetivo do evangelho. Filemom era um amigo de Paulo e cristão fiel e respeitado em Colossos. Como era comum na época, ele era senhor de escravos. Enquanto a palavra escravidão do nosso contexto dos últimos séculos sempre traz imagens negativas à mente, devemos lembrar que a escravidão em algumas situações históricas, era uma opção atraente para o próprio escravo. Às vezes, pessoas entraram na escravidão para pagar dívidas ou para evitar a morte em guerra. Assim, ser escravo não foi necessariamente degradante, e ser dono de escravos nem sempre indicava maus tratos, abusos ou exploração.

Do livro de Filemom, deduzimos os detalhes da história de um escravo e seu senhor. Um dos escravos de Filemom, um homem chamado Onésimo, havia fugido e talvez até tivesse furtado algumas coisas da casa do seu senhor. Foi para outra cidade onde encontrou Paulo e foi convertido a Cristo. Paulo escreveu a carta e mandou com o próprio Onésimo, pedindo para Filemom aceitar e perdoar esse novo irmão em Cristo. Elogiou as atitudes de Onésimo depois da sua conversão: “Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim” (Filemom 11). Em outra epístola, Paulo chamou Onésimo de “fiel e amado irmão” (Colossenses 4:9).

Ao invés de tratar Filemom como vilão e opressor, Paulo fala muito bem dele e demonstra sua confiança da reação positiva desse irmão à solicitação feita nessa pequena carta.

Na leitura de Filemom, observamos estes assuntos:

Versículos 1 a 7 relatam a saudação de Paulo a Filemom, sua família e aos irmãos que congregavam com eles.

Versículos 8 a 21 apresentam os pedidos de Paulo a favor de Onésimo, e mostram a confiança de Paulo no seu amado irmão Filemom.

Versículos 22 a 25 servem para encerrar a carta com comentários pessoais sobre vários irmãos.

Paulo não incitou uma revolta de escravos contra seus senhores. Nesta epístola, como em outras, ele ensinou cada pessoa a servir a Deus, independente da sua circunstância. Paulo ensinou que servos fossem dedicados e fiéis, que senhores fossem generosos e bons, que mulheres casadas fossem submissas e que homens casados tratassem a própria mulher com respeito e dignidade. Quando a posição em si não envolvia a prática do pecado, não havia motivo de mudar ou procurar uma saída da circunstância.

O livro de Filemom nos ajuda a entender a natureza da revolução espiritual que Jesus procura. Ele não pediu para os cristãos derrubarem governos ou destruírem todas as convenções econômicas. Ele pediu que vivessem no mundo sem participarem do pecado que domina o mundo (1 João 5:18-19; Tiago 1:27).

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA