Share Button

2 Timóteo: Seja Soldado Fiel até o Fim!

A epístola de Paulo conhecida como 2 Timóteo revela o coração do apóstolo Paulo diante da realidade da sua morte iminente. Foi uma das últimas, talvez a última, das epístolas desse apóstolo influente. O autor estava preso por causa da fé em Cristo, aguardando sua execução pelo crime de pregar o evangelho de Jesus. As palavras que Paulo dirigiu a Timóteo refletem os sentimentos de um soldado velho prestes a morrer no campo de batalha incentivando outro soldado a continuar firme na luta contra o inimigo.

A linguagem e a mentalidade de guerra são evidentes ao longo do livro. Além de termos militares como “soldado”, “arregimentar” (2 Timóteo 2:3,4) e “combate” (2 Timóteo 4:7), o livro inteiro apresenta contrastes entre os servos fiéis que continuam sua luta e os que abandonam a batalha e viram contra Cristo. Paulo elogia o próprio Timóteo, sua mãe e avó (2 Timóteo 1:5) e uma lista de outros guerreiros dedicados (2 Timóteo 4:11-12, 19-21). Por outro lado, ele cita diversos exemplos negativos, nomes de pessoas que abandonaram o caminho do Senhor: Figelo, Hermógenes, Himeneu e Fileto, Demas e Alexandre (2 Timóteo 1:15; 2:17; 4:10,14).

O propósito de Paulo nesta abordagem vai muito além do mero registro de fatos sobre o conflito entre dois exércitos. Paulo investiu sua vida nessa guerra e escreveu para fortalecer a determinação de Timóteo em dar continuidade à batalha: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus” (2 Timóteo 1:7-8); “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.... Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:1,3); “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4:1-2).

Na leitura do livro de 2 Timóteo, encontramos estes assuntos tratados por Paulo:

Capítulo 1 expressa gratidão pelo serviço de Timóteo e incentiva esse servo a ser corajoso e fiel, diferente dos maus exemplos de outros que abandonaram o caminho de Cristo.

Capítulo 2 chama esse filho espiritual de Paulo a persistir na batalha, aceitando sofrimento com confiança no Senhor. Ele usa ilustrações de soldados, atletas e agricultores e cita o exemplo vitorioso de Jesus para encorajar Timóteo na sua batalha. É notável que, no meio de instruções sobre serviço como soldado, Paulo frisa a atitude do servo que não busca contendas e sim, a salvação daqueles que se opõem a Cristo.

Capítulo 3 apresenta descrições dos soldados dos dois lados. A primeira metade do capítulo descreve as características de pessoas rebeldes contra Deus, e a segunda metade fala das pessoas que procuram viver com reverência para com ele.

Capítulo 4 inicia com uma das mais importantes orientações apostólicas, na qual Paulo relembra Timóteo da sua responsabilidade como pregador do evangelho. Ele fortalece o ponto com comentários sobre sua própria morte iminente como soldado fiel até o fim. Comentários finais sobre pessoas que o ajudaram e outras que o abandonaram enfatizam a importância da confiança em Deus acima de todos.

Paulo encarou sua morte com a confiança de que outros servos, especificamente o próprio Timóteo, dariam continuidade à batalha. Referindo-se à sua prisão como algo insignificante, esse apóstolo disse: “Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho; pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada”A guerra continua. Cada pessoa decide ficar de um lado ou outro. Deus e seus servos serão vitoriosos!

-por Dennis Allan/


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA