Share Button

2 Tessalonicenses: A Confiança do Alívio Eterno

A visita inicial de Paulo em Tessalônica foi interrompida pela perseguição por parte dos judeus. Ele continuou sua viagem, passando um tempo em Bereia e Atenas e chegando a Corinto antes de enviar duas cartas aos tessalonicenses recém-convertidos. As expressões de afeto que ele usou na primeira dessas epístolas (veja 1 Tessalonicenses 2:7,11,17) ajudam os leitores a imaginarem sua preocupação e até angústia depois de sair da Macedônia. Se perseguiam este apóstolo, o que fariam com os novos adeptos da fé em Cristo Jesus (1 Tessalonicenses 3:1-5)?

De fato, os novos cristãos em Tessalônica foram atribulados: “a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais” (2 Tessalonicenses 1:4). Viviam sob ameaça de perseguição e até de morte, mas essas circunstâncias não tiraram sua confiança.

Uma das principais mensagens do evangelho que Paulo pregava aos tessalonicenses foi a esperança das pessoas que obedecem ao Senhor com uma perspectiva eterna. Como o próprio Senhor Jesus havia falado, “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28). Esta atitude define perfeitamente a rejeição das atitudes materialistas que dominam o pensamento de muitas pessoas. Paulo ensinou a importância de se desprender de todas as coisas materiais – até da própria vida neste mundo – para alcançar a vida eterna.

O fim da caminhada terrestre, seja pela morte ou pela prometida volta do Senhor, trará alívio aos fiéis: “e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder” (2 Tessalonicenses 1:7). Estas pessoas aprenderam a amar a verdade (2 Tessalonicenses 2:10) e a esperar e amar a vinda de Jesus (2 Timóteo 4:8). Pessoas enredadas nas preocupações desta vida jamais entenderiam a alegria e tranquilidade de homens e mulheres que abririam mão de tudo, inclusive da própria vida, para servir a Deus.

As pessoas que mantêm seu foco material, que resistem à mensagem do evangelho, não compartilham a mesma esperança. A mesma vinda do Senhor que trará alívio para seus servos será ocasião de horror para os outros: “em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” (2 Tessalonicenses 1:8-9). Ninguém é obrigado a estar com Deus na eternidade!

Observemos alguns dos assuntos tratados por Paulo nesta carta de encorajamento e instrução para os novos cristãos de Tessalônica:

Capítulo 1 enfatiza as orações de Paulo a favor dos tessalonicenses. Ele desejava que as vidas deles servissem para glorificar o Senhor.

Capítulo 2 responde a uma tendência de acreditar que essa vinda do Senhor viria logo. Paulo incentiva a perseverança e dedicação dos cristãos, mostrando que Jesus não voltaria antes de haver uma apostasia por parte de pessoas que preferem o engano e não amam a verdade.

Capítulo 3 estende o ensinamento da primeira epístola (especialmente de 1 Tessalonicenses 5:14) com orientações sobre a necessidade de se afastar de irmãos que permanecem no pecado, rejeitando a mensagem do evangelho nas suas vidas desordenadas.

A mensagem de Paulo não foi o ensinamento que muitos pregam nos dias atuais. Ele não incentivou a busca de conforto e bens nesta vida. Paulo ensinou os tessalonicenses e nos ensina a esquecer as coisas desta vida e focalizar a vida eterna na presença do Senhor!

Que Deus nos ajude a amar a verdade e amar a vinda de Jesus!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA