Share Button

2 Tessalonicenses: A Confiança do Alívio Eterno

A visita inicial de Paulo em Tessalônica foi interrompida pela perseguição por parte dos judeus. Ele continuou sua viagem, passando um tempo em Bereia e Atenas e chegando a Corinto antes de enviar duas cartas aos tessalonicenses recém-convertidos. As expressões de afeto que ele usou na primeira dessas epístolas (veja 1 Tessalonicenses 2:7,11,17) ajudam os leitores a imaginarem sua preocupação e até angústia depois de sair da Macedônia. Se perseguiam este apóstolo, o que fariam com os novos adeptos da fé em Cristo Jesus (1 Tessalonicenses 3:1-5)?

De fato, os novos cristãos em Tessalônica foram atribulados: “a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais” (2 Tessalonicenses 1:4). Viviam sob ameaça de perseguição e até de morte, mas essas circunstâncias não tiraram sua confiança.

Uma das principais mensagens do evangelho que Paulo pregava aos tessalonicenses foi a esperança das pessoas que obedecem ao Senhor com uma perspectiva eterna. Como o próprio Senhor Jesus havia falado, “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28). Esta atitude define perfeitamente a rejeição das atitudes materialistas que dominam o pensamento de muitas pessoas. Paulo ensinou a importância de se desprender de todas as coisas materiais – até da própria vida neste mundo – para alcançar a vida eterna.

O fim da caminhada terrestre, seja pela morte ou pela prometida volta do Senhor, trará alívio aos fiéis: “e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder” (2 Tessalonicenses 1:7). Estas pessoas aprenderam a amar a verdade (2 Tessalonicenses 2:10) e a esperar e amar a vinda de Jesus (2 Timóteo 4:8). Pessoas enredadas nas preocupações desta vida jamais entenderiam a alegria e tranquilidade de homens e mulheres que abririam mão de tudo, inclusive da própria vida, para servir a Deus.

As pessoas que mantêm seu foco material, que resistem à mensagem do evangelho, não compartilham a mesma esperança. A mesma vinda do Senhor que trará alívio para seus servos será ocasião de horror para os outros: “em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” (2 Tessalonicenses 1:8-9). Ninguém é obrigado a estar com Deus na eternidade!

Observemos alguns dos assuntos tratados por Paulo nesta carta de encorajamento e instrução para os novos cristãos de Tessalônica:

Capítulo 1 enfatiza as orações de Paulo a favor dos tessalonicenses. Ele desejava que as vidas deles servissem para glorificar o Senhor.

Capítulo 2 responde a uma tendência de acreditar que essa vinda do Senhor viria logo. Paulo incentiva a perseverança e dedicação dos cristãos, mostrando que Jesus não voltaria antes de haver uma apostasia por parte de pessoas que preferem o engano e não amam a verdade.

Capítulo 3 estende o ensinamento da primeira epístola (especialmente de 1 Tessalonicenses 5:14) com orientações sobre a necessidade de se afastar de irmãos que permanecem no pecado, rejeitando a mensagem do evangelho nas suas vidas desordenadas.

A mensagem de Paulo não foi o ensinamento que muitos pregam nos dias atuais. Ele não incentivou a busca de conforto e bens nesta vida. Paulo ensinou os tessalonicenses e nos ensina a esquecer as coisas desta vida e focalizar a vida eterna na presença do Senhor!

Que Deus nos ajude a amar a verdade e amar a vinda de Jesus!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS     PESQUISAR NO SITE     MENSAGENS EM ÁUDIO    
MENSAGENS EM VÍDEO   
ESTUDOS TEXTUAIS    ANDANDO NA VERDADE  
O QUE ESTÁ ESCRITO?
  
O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2014 Karl Hennecke, USA