Share Button

Efésios: A Graça Eterna Revelada em Jesus Cristo

Das várias igrejas que receberam cartas do apóstolo Paulo, a igreja de Éfeso é uma das mais conhecidas. Na primeira parte da sua segunda viagem, Paulo não parou em Éfeso, mas na volta ele passou pela cidade, pregou numa sinagoga e deixou um casal, Áquila e Priscila, nesta cidade importante da Ásia Menor. Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso onde permaneceu por três anos. Na volta desta viagem, ele passou perto de Éfeso e teve uma conversa séria com os pastores dessa igreja (estas informações vêm de Atos capítulos 18, 19 e 20).

No final da terceira viagem, Paulo chegou a Jerusalém onde foi preso. Passou mais de quatro anos nas prisões em Cesareia e Roma, e durante este período escreveu quatro epístolas, entre elas a carta aos efésios.

Nesta epístola, Paulo trata de vários temas importantes. Ele enfatiza o papel da igreja no plano eterno de Deus. Com o entendimento que a igreja é composta de pessoas perdoadas pelo sacrifício de Jesus, ele também fala sobre a conduta do povo de Deus, incentivando a unidade dos seguidores do Senhor baseada na doutrina que os separa de outras pessoas. Características importantes da vida dos discípulos de Cristo incluem a maturidade espiritual, a pureza, a retidão, o serviço a Deus e aos outros e, principalmente, o amor. Uma mensagem importante deste livro se encontra nestas palavras: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5:1-2).

Na leitura de Efésios, observamos os assuntos principais tratados:

Capítulo 1 focaliza o plano eterno de Deus para oferecer a redenção aos homens em Jesus Cristo.

Capítulo 2 fala sobre esta salvação pela graça mediante a fé, oferecida igualmente aos judeus e aos gentios (pessoas de outras nações).

Capítulo 3 destaca a importância da revelação do evangelho neste plano da redenção.

Capítulo 4 chama os seguidores de Cristo a se esforçarem para manter a unidade e contribuir ao crescimento espiritual uns dos outros.

Capítulos 4 a 6 apresentam exortações práticas sobre a conduta dos discípulos de Jesus. Nesta parte, ele inclui instruções sobre relações familiares e profissionais sob o princípio de sujeição mútua em obediência a Cristo (Efésios 5:21)

Capítulo 6 convida os cristãos a se vestirem com a armadura de Deus para entrar preparados na batalha espiritual.

No meio destes ensinamentos importantes sobre o trabalho salvador de Jesus e as responsabilidades dos cristãos, Paulo também mostra a importância do seu trabalho como apóstolo. Nisso, ele não se engrandece. Pelo contrário, ele se vê como um servo privilegiado porque o Senhor confiou a ele a mensagem do evangelho.

Paulo mostrou seu forte desejo que outros aceitassem o amor demonstrado pelo Senhor no evangelho. Ele pregava para transformar corações e levar os ouvintes a conhecerem “...o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19).

Paulo vivia com imensa gratidão pela salvação que recebeu pela misericórdia de Deus, e vivia para compartilhar a mensagem da graça com todos.

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA