Share Button

Lições de uma Tragédia

Ninguém em Santa Maria esquecerá o dia 27 de janeiro. A tranquilidade da cidade foi brutalmente interrompida por uma tragédia que tirou a vida de mais de 235 pessoas e mudou para sempre a vida de milhares de outros. As reportagens que dominaram as notícias no estado, no país e até na imprensa internacional nos dias após o incêndio na boate Kiss provocaram emoções fortes e lágrimas de compaixão mesmo de pessoas que não conheceram as vítimas e suas famílias. Nestes momentos, não há palavras adequadas para tirar a dor dos pais que perderam filhos ou dos jovens que enterraram irmãos, primos, amigos e namorados. A cidade, o estado e a nação choram, oram e estendem suas condolências às famílias das vítimas e às próprias vítimas que sobreviveram, mas lutam para se recuperarem.

Nos comentários e nas entrevistas nos dias depois do incêndio em Santa Maria, a pergunta feita de diversas maneiras foi: “o que aprendemos desta tragédia?”. Peritos opinam sobre a capacidade de salas, o número e o tamanho de portas, a validade de extintores de incêndio, o treinamento de funcionários, os tipos de fogos de artifício, o rigor da fiscalização e uma série de outros assuntos, não somente para determinar culpabilidade, mas para aprender como prevenir outras tragédias do mesmo tipo. É um trabalho necessário e esperamos que tenha resultados bons para poupar outras vidas no futuro.

Não sou um desses peritos, e não tenho intenção nenhuma de tentar determinar a culpa ou inocência de ninguém. Quero, porém, fazer a mesma pergunta, mas de uma perspectiva espiritual: o que aprendemos desta tragédia? Perguntamos no espírito das palavras sábias: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria” (Eclesiastes 7:2-4). Entre as lições que devemos aproveitar estão estas:

1) A vida é passageira. Tiago bem falou: “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tiago 4:14). Em muitos sentidos, a vida não é muito diferente de uma sala de eventos fechada. Entramos esperando diversão e alegria, sem nos preocupar com a saída. Imaginamos que tudo dará certo, e nem cogitamos que hoje poderia ser o nosso último dia nesta vida. Aqueles jovens tinham planos para fevereiro, para 2014, talvez até para 2050 ou depois. Nós não temos garantia de mais um dia nesta vida.

2) Nada que falamos ou fazemos mudará o estado eterno de quem já morreu. Estão nas mãos do Deus justo: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo...” (Hebreus 9:27).

3) Ainda podemos mudar a direção da nossa própria vida, visando à eternidade: “É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:9-10).

Pode ser que Deus ainda nos permita décadas de vida aqui na terra. Se for o caso, vamos usar este tempo para buscar, servir e adorar o nosso Criador e Redentor. Vamos aprender as lições mais importantes das tragédias da vida, e achar nelas a motivação para nos aproximar de Deus. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Um incêndio inesperado pode apagar os sonhos terrestres de qualquer um, mas não apaga a esperança eterna daqueles que realmente creem no Senhor!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA