Share Button

Deturpar as Escrituras

O apóstolo Pedro, sem dúvida um dos mais influentes dos apóstolos de Jesus, escreveu, pouco antes de sua morte, sobre um perigo na interpretação das Escrituras. Ele citou alguns ensinamentos de um outro apóstolo, Paulo, e comentou: “ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3:16-18). Este alerta de Pedro merece nossa atenção. Vamos considerar alguns aspectos dele.

Pedro reconheceu que as Escrituras incluem coisas difíceis de entender. Ele não disse que são impossíveis, mas sim, difíceis! Esta linguagem desafia o estudante sério. Se o assunto é difícil, terá de se aplicar para entender. Este processo pode incluir a comparação de versões (traduções) diferentes, a procura de palavras num bom dicionário, atenção aos detalhes da gramática etc. Estudo é mais do que apenas leitura superficial.

Ele avisou do perigo de distorcer estas coisas difíceis. Um dos erros mais comuns no mundo religioso é criar doutrina na base de um entendimento errado ou parcial de um assunto. Se olhar apenas para a obediência, esquece da fé. Se distorcer o ensinamento da Bíblia sobre a soberania de Deus, nega a responsabilidade do homem de tomar decisões. Se nossa interpretação de um texto bíblico contradiz afirmações claras de outros trechos das Escrituras, obviamente erramos em nossa interpretação!

Estas distorções levam à destruição das próprias pessoas que corrompem a mensagem. Mesmo quando a pessoa chega a se enganar e a enganar a milhares ou milhões de outros, Deus continua sendo totalmente certo, e a palavra dele julgará tanto os mestres como seus discípulos. Tiago avisou: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tiago 3:1).

As pessoas que alteram a mensagem das Escrituras podem levar outras pessoas a caírem. A culpa não é somente dos falsos mestres, pois Pedro disse para os ouvintes serem cautelosos. Quando seguimos outros nas suas doutrinas erradas, também seremos julgados. Jesus disse: “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco” (Mateus 15:14).

As pessoas que deturpam a palavra de Deus são ignorantes, instáveis e insubordinadas. São três adjetivos fortes que Pedro emprega para descrever estas pessoas. A ironia é que as mesmas pessoas frequentemente estão vistas por outros como pensadores inteligentes e profundos. A descrição de insubordinados (2 Pedro 3:17) é interessante, e mostra a raiz do problema. A humilde submissão à vontade do Senhor é difícil para o soberbo. Encantado com sua própria inteligência e percepção, ele facilmente se exalta e começa a criar motivos para rejeitar os ensinamentos radicais do mestre de Nazaré.

O alerta dado por Pedro nos lembra de um princípio que Jesus ensinou por meio de uma das suas parábolas mais conhecidas. Quando ele falou do semeador lançando semente em vários tipos de solo, deixou bem claro que a diferença entre os aprovados e os rejeitados não seria questão de nível de escolaridade, nem de conhecimento científico, nem de capacidade de citar milhares de trechos bíblicos com perfeição. O que separa a pessoa aprovada da condenada é a questão do coração. Quem chega a Deus em humildade total e mantém esta postura em todo momento conseguirá compreender e seguir a vontade do Senhor. Todos os outros serão rejeitados.

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS     PESQUISAR NO SITE     MENSAGENS EM ÁUDIO    
MENSAGENS EM VÍDEO   
ESTUDOS TEXTUAIS    ANDANDO NA VERDADE  
O QUE ESTÁ ESCRITO?
  
O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2017 Karl Hennecke, USA