Respostas Erradas

Durante os anos que o apóstolo Paulo ficou preso por causa da sua fé, ele escreveu quatro cartas (Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom). Nessas epístolas, ele lutou para ajudar irmãos em dois continentes a evitarem as armadilhas que levaria à sua prisão espiritual. Para Paulo, passar anos na prisão e até encarar a possibilidade da pena de morte não foram motivos de preocupação. Mas a noção de alguém abandonar Cristo e aceitar qualquer doutrina, filosofia ou prática que o prendesse foi motivo de alarme. Vejamos um exemplo desta preocupação em Colossenses capítulo 2.

O principal desejo de Paulo neste capítulo foi a estabilidade espiritual em Cristo. Ele citou os colossenses, os laodicenses e outros irmãos ainda desconhecidos e falou da sua forte vontade de que tivessem “a riqueza da forte convicção” e a firmeza da fé em Cristo (Colossenses 2:2,5). Resumindo, ele disse: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças” (Colossenses 2:6-7). Ele queria que estes irmãos tivessem raízes profundas e alicerces sólidos na única resposta certa à necessidade mais importante do homem, pois Jesus é o único salvador (Atos 4:12).

No mesmo capítulo, ele faz um contraste entre esta resposta certa e algumas erradas. Alguns acreditam que o capítulo fale de aspectos diferentes de uma única corrente filosófica, enquanto outros acreditam que Paulo trate de duas alternativas igualmente perigosas e inúteis. Em ambas as abordagens ao texto, a conclusão é a mesma: se não estiver firmemente plantado em Cristo, vai cair!

Filosofias humanas não respondem à necessidade principal do homem. Filósofos comentam sobre suas observações da circunstância humana. Alguns são muito inteligentes e eloquentes e demonstram uma percepção aguda das coisas ao seu redor. Podem oferecer sugestões que contribuem ao bem social e político. Desta maneira, podem ajudar na vida secular, ou seja, deste tempo que o homem vive na carne. Mas quando se trata da necessidade espiritual da salvação do pecado que nos mata, as filosofias humanas não oferecem ajuda nenhuma. E quando alguém procura orientação eternas nessas filosofias temporais, acaba perdendo tudo! Paulo disse: “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” (Colossenses 2:8).

O misticismo, mesmo o misticismo judaico com alguns elementos baseados nas coisas reveladas por Deus nas Escrituras, não responde à necessidade maior do homem. Paulo fala de ideias e práticas que caracterizavam o misticismo judaico, e avisa sobre o perigo que apresentam: “Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus” (Colossenses 2:18-19).

Mesmo quando admiramos certas práticas, talvez por ver a disciplina e o domínio próprio de seguidores de determinadas filosofias, é preciso entender que elas não resolvem nosso problema! Paulo acrescentou: “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Colossenses 2:23).

Quer vencer o pecado? Quer viver eternamente? Quer encontrar a verdadeira felicidade que nunca acaba? Então pare de perder tempo buscando respostas nos lugares errados. Nenhuma filosofia humana levará à salvação.

A única resposta ao nosso principal problema é Jesus Cristo.

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS     PESQUISAR NO SITE     MENSAGENS EM ÁUDIO    
MENSAGENS EM VÍDEO   
ESTUDOS TEXTUAIS    ANDANDO NA VERDADE  
O QUE ESTÁ ESCRITO?
  
O QUE A BIBLIA DIZ?

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2014 Karl Hennecke, USA