Share Button

Respostas Erradas

Durante os anos que o apóstolo Paulo ficou preso por causa da sua fé, ele escreveu quatro cartas (Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom). Nessas epístolas, ele lutou para ajudar irmãos em dois continentes a evitarem as armadilhas que levaria à sua prisão espiritual. Para Paulo, passar anos na prisão e até encarar a possibilidade da pena de morte não foram motivos de preocupação. Mas a noção de alguém abandonar Cristo e aceitar qualquer doutrina, filosofia ou prática que o prendesse foi motivo de alarme. Vejamos um exemplo desta preocupação em Colossenses capítulo 2.

O principal desejo de Paulo neste capítulo foi a estabilidade espiritual em Cristo. Ele citou os colossenses, os laodicenses e outros irmãos ainda desconhecidos e falou da sua forte vontade de que tivessem “a riqueza da forte convicção” e a firmeza da fé em Cristo (Colossenses 2:2,5). Resumindo, ele disse: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças” (Colossenses 2:6-7). Ele queria que estes irmãos tivessem raízes profundas e alicerces sólidos na única resposta certa à necessidade mais importante do homem, pois Jesus é o único salvador (Atos 4:12).

No mesmo capítulo, ele faz um contraste entre esta resposta certa e algumas erradas. Alguns acreditam que o capítulo fale de aspectos diferentes de uma única corrente filosófica, enquanto outros acreditam que Paulo trate de duas alternativas igualmente perigosas e inúteis. Em ambas as abordagens ao texto, a conclusão é a mesma: se não estiver firmemente plantado em Cristo, vai cair!

Filosofias humanas não respondem à necessidade principal do homem. Filósofos comentam sobre suas observações da circunstância humana. Alguns são muito inteligentes e eloquentes e demonstram uma percepção aguda das coisas ao seu redor. Podem oferecer sugestões que contribuem ao bem social e político. Desta maneira, podem ajudar na vida secular, ou seja, deste tempo que o homem vive na carne. Mas quando se trata da necessidade espiritual da salvação do pecado que nos mata, as filosofias humanas não oferecem ajuda nenhuma. E quando alguém procura orientação eternas nessas filosofias temporais, acaba perdendo tudo! Paulo disse: “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” (Colossenses 2:8).

O misticismo, mesmo o misticismo judaico com alguns elementos baseados nas coisas reveladas por Deus nas Escrituras, não responde à necessidade maior do homem. Paulo fala de ideias e práticas que caracterizavam o misticismo judaico, e avisa sobre o perigo que apresentam: “Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus” (Colossenses 2:18-19).

Mesmo quando admiramos certas práticas, talvez por ver a disciplina e o domínio próprio de seguidores de determinadas filosofias, é preciso entender que elas não resolvem nosso problema! Paulo acrescentou: “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Colossenses 2:23).

Quer vencer o pecado? Quer viver eternamente? Quer encontrar a verdadeira felicidade que nunca acaba? Então pare de perder tempo buscando respostas nos lugares errados. Nenhuma filosofia humana levará à salvação.

A única resposta ao nosso principal problema é Jesus Cristo.

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA