Share Button

Hábeis e Esquecidos

Seu trabalho durou séculos e foi reconhecido por pessoas em países ao redor do mundo. Até aos dias de hoje, artistas procuram imitar sua obra na forma de réplicas e ilustrações. Estes dois homens hábeis foram escolhidos por serem os melhores artesões da sua nação, e trabalharam com todo o apoio do líder nacional. Registros históricos desta nação mencionaram as contribuições destes homens ao patrimônio público quase 500 anos depois. Refiro-me a dois homens mencionados várias vezes no Antigo Testamento. Mas quando falar seus nomes, é possível que nenhum leitor desta coluna, nem os mais versados na Bíblia, lembrará destes homens. Bezalel e Aoliabe eram homens hábeis, mas esquecidos.

O papel destes homens pode ser comparado, por motivos de ilustração, com o trabalho de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer em projetar a cidade e os principais prédios e monumentos de Brasília. Seus projetos continuam influenciando a imagem da nação brasileira. Imagine, então, a importância do trabalho dos homens que fizeram as obras artísticas do tabernáculo (o templo móvel usado pelos israelitas, começando no monte Sinai, onde Deus lhes deu sua lei).

Bezalel e Aoliabe foram chamados para fazer os móveis do tabernáculo: “Assim, trabalharam Bezalel, e Aoliabe, e todo homem hábil a quem o SENHOR dera habilidade e inteligência para saberem fazer toda obra para o serviço do santuário, segundo tudo o que o SENHOR havia ordenado” (Êxodo 36:1). Bezalel recebe destaque especial por ter feito a arca da aliança, o móvel mais sagrado de Israel.

Diferente dos homens que projetam prédios e cidades nos dias de hoje, estes homens foram guiados por instruções detalhadas dadas pelo próprio Senhor. O principal assunto nos capítulos 25 a 31 do livro de Êxodo é a transmissão das especificações do tabernáculo e seus móveis de Deus aos homens. Deus falou as medidas exatas e determinou os materiais a serem usados. Bezalel e os outros que tiveram o privilégio de participar destas obras foram fiéis e cuidadosos em seguir as orientações divinas: “Fez Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR ordenara a Moisés” (Êxodo 38:22).

Todos nós temos habilidades diferentes. O ensinamento do Novo Testamento frisa a importância da cooperação dos servos de Deus, onde cada membro do corpo de Cristo contribui para o bem de todos. Paulo escreveu aos cristãos em Roma: “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria” (Romanos 12:4-8). Na sua primeira carta aos coríntios, ele compara os diversos membros do corpo espiritual com os membros do nosso corpo físico: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve” (1 Coríntios 12:12-18).

Apesar das suas contribuições importantes, Bezalel e Aoliabe foram praticamente esquecidos. E quando nós procuramos servir ao Senhor como ele ensina, também seremos esquecidos. Não devemos estranhar e nem nos entristecer por isso, pois fomos chamados para glorificar a Jesus, não a nós mesmos! “A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3:18).

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA