Share Button

Jó: Deus é Deus, e Homem é Homem

O livro de Jó é um dos mais fascinantes do Velho Testamento. Quando pensam neste livro, muitos lembram sobre sofrimento, paciência e perseverança, e todos estes temas são partes importantes da mensagem do livro. Mas, como percebemos quando chegamos ao fim do livro, a principal mensagem de Jó pode ser resumida na simples afirmação: Deus é Deus, e homem é homem.

Pelas informações contidas no livro, deduzimos que Jó tenha vivido na época dos patriarcas, provavelmente entre o tempo de Noé e Abraão. Além de não falar nada sobre o povo israelita e o sistema sacerdotal inaugurado por Moisés, o livro diz que Jó viveu 140 anos depois dos acontecimentos registrados no livro, fato que se enquadra neste período que a longevidade diminuía gradativamente. Se tivesse que encaixar o livro de Jó na sequência histórica de Gênesis, o lugar mais provável seria por volta dos capítulos 10 e 11 de Gênesis.

Jó era um homem muito fiel ao Senhor. Satanás, na época, tinha acesso para acusar os fieis diante de Deus (este acesso foi perdido mais tarde, devido ao poder do sangue de Jesus – veja Apocalipse 12:10-11). Satanás alegou que Jó foi um interesseiro que servia ao Senhor somente por causa das bênçãos materiais que recebia. Deus respondeu a esta acusação, permitindo que o Diabo tirasse as bênçãos terrestres de Jó para ver o que aconteceria com a sua fé. Satanás tirou os bens, a família e a saúde de Jó, mas o homem permaneceu fiel e íntegro.

É importante observar que muitas informações reveladas aos leitores desde o primeiro capítulo não foram reveladas a Jó e seus amigos. A maioria do livro é dedicada ao registro dos debates entre estes amigos na busca de uma explicação do sofrimento deste homem, mas eles não tinham nenhuma revelação divina para ajudar nestes debates. Deus fala somente no fim do livro, e mesmo assim, não responde à maioria dos argumentos destes homens. Vamos observar o conteúdo dos capítulos de Jó:

Capítulos 1 e 2 relatam a história de como Satanás tirou as bênçãos materiais de Jó.

Capítulos 3 a 37 são dedicados aos debates entre Jó e seus amigos. Estes homens ensinaram a mesma doutrina que domina nos púlpitos de muitas igrejas hoje, sugerindo um vínculo direto entre a fidelidade de pessoa e sua situação material. Os amigos de Jó acreditavam que um homem fiel seria abençoado com prosperidade e saúde e interpretavam sofrimento como evidência de pecado na vida da pessoa. Enquanto eles enfatizaram mais este lado negativo, a mensagem é fundamentalmente a mesma que é pregada todos os dias na televisão e em muitas igrejas nos dias de hoje. Jó, porém, defendeu sua própria integridade (veja, especialmente, o capítulo 31), e não entendeu seu sofrimento como consequência de algum pecado.

Capítulos 38 a 42 apresentam a resposta de Deus. Ele não respondeu às perguntas e dúvidas de Jó e seus amigos. A resposta do Senhor pode ser resumida em dois pontos principais: (1) Deus é Deus, e homem é homem. Ele usa uma série de ilustrações para mostrar que Deus não precisa se justificar para o homem, e que o homem é totalmente incapaz de compreender as grandezas de Deus. Não é questão de compreensão, e sim de fé em Deus. Jó e seus amigos precisavam confiar em Deus, não julgar seus atos! (2) As pessoas que ensinam um vínculo direto entre prosperidade material e fidelidade a Deus estão distorcendo a palavra e falando o que não é reto sobre o Senhor (veja 42:7). Deus repreendeu fortemente os amigos de Jó. O que ele diria para os pregadores de hoje que difundem as mesmas mentiras?

No final, Deus devolveu para Jó sua saúde e prosperidade, e este homem fiel viveu bem o resto da sua vida.

Jó é um livro importante para ajudar cada criatura entender sua pequenez diante do Criador!

-Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA