Share Button

Jesus: Superior aos Anjos

A superioridade de Jesus é um dos principais temas do livro de Hebreus, um dos mais fascinantes livros do Novo Testamento. O autor deste livro mostra que Jesus ocupa uma posição acima dos anjos, acima de Moisés, acima dos sacerdotes do Antigo Testamento e acima dos sacrifícios feitos sob a velha Lei. Todos estes argumentos apoiam a conclusão que a Aliança dada por Jesus é superior à Aliança dada por meio de Moisés.

As afirmações do primeiro capítulo de Hebreus nos impressionam com a exaltação de Jesus. Sua palavra é mais importante do que as revelações do Antigo Testamento, dadas aos pais e profetas, porque ele é o Filho de Deus. Ele criou o universo e sustenta a criação “pela palavra do seu poder” (Hebreus 1:2-3). Jesus mostra aos homens a imagem exata do Pai, e habita atualmente na presença do Pai, para onde voltou depois de completar seu trabalho redentor aqui na terra (Hebreus 1:3-4).

Boa parte deste capítulo é composta de citações do Antigo Testamento com comentários explicando seu significado. Vamos observar algumas delas.

“Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” (Hebreus 1:5; citação de Salmo 2:7). Alguns usam estas palavras erroneamente para negar a eternidade de Jesus, sugerindo que ele foi gerado no sentido de ser criado pelo Pai. Porém, o próprio contexto citado (Salmo 2) e todas as citações deste versículo no Novo Testamento falam da exaltação de Jesus, não do seu nascimento ou criação. Ele foi gerado no mesmo sentido que alguém poderia dizer que a presidenta Dilma Rousseff foi gerada pelo predecessor do mesmo partido, Luiz Inácio Lula da Silva. Jesus, o eterno “Eu Sou” (João 8:24), não passou a existir, mas foi “gerado” quando o Pai o exaltou.

“E todos os anjos de Deus o adorem” (Hebreus 1:6; citação de Salmo 97:7). Este versículo é muito interessante no estudo das afirmações da divindade de Jesus no Novo Testamento. Adoração é reservada exclusivamente para Deus, como o próprio Jesus ensinou (Mateus 4:10). Quando o Pai mandou que os anjos adorassem o Filho, ele afirmou a divindade de Jesus!

“No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra” (Hebreus 1:10; citação de Salmo 102:25). O entendimento desta citação tira qualquer dúvida sobre a posição do autor de Hebreus referente a Jesus Cristo. Esta é a terceira de uma série de citações “acerca do Filho” (Hebreus 1:8). Quando voltamos a examinar o texto citado, percebemos que este salmo de louvor foi dirigido ao SENHOR (Salmo 102:1,12). A maioria das Bíblias utiliza a palavra SENHOR em maiúsculas nestes versículos. É uma maneira comum de mostrar que a palavra hebraica traduzida é o Tetragrama (YHWH), uma palavra impronunciável que era o nome mais comum de Deus no Antigo Testamento. Alguns traduzem este nome como Yahweh, Javé, Jeová, etc. Independente da soletração ou pronúncia, o que precisamos entender aqui é que este nome não pertence somente ao Pai. É o nome de Deus aplicado também ao Filho, Jesus Cristo. Em outras palavras, o autor de Hebreus afirmou que Jesus Cristo é YHWH (Jeová, Yahweh, Javé). Todos que acreditam na Bíblia devem reconhecer que Jesus é Deus e que ele merece a adoração das suas criaturas!

De fato, Jesus merece adoração, e quem recusa dar esta honra para ele desagrada ao Pai, também: “a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou” (João 5:23). O modo pelo qual honramos o Pai é chamado de adoração. O modo pelo qual devemos honrar o Filho é o mesmo: adoração!

“Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés” (Hebreus 1:13; citação de Salmo 110:1). Esta última citação do Antigo Testamento em Hebreus 1 mostra mais uma vez a posição exaltada de Jesus. Ele é superior aos anjos, e superior a nós. Vamos dar-lhe a devida honra e adoração!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA