Share Button

Deus Respondeu ao Rei da Babilônia

Ele conquistou várias nações, administrou um riquíssimo império, e construiu uma das mais belas cidades do mundo antigo. Durante mais de 40 anos de reinado sobre a Babilônia, Nabucodonosor conquistou uma boa parte do mundo e se destacou como um dos mais poderosos homens de toda a história. Mas, um dia, ele foi humilhado por três homens fieis a Deus.

Nabucodonosor é conhecido por vários feitos, entre eles os elaborados templos pagãos que ele construiu na Babilônia. Não é surpresa que um rei tão forte e dominante convidasse todos os funcionários do seu governo para testemunharem a dedicação da impressionante imagem de ouro que ele erigiu. Quando olhava com orgulho para a imagem de 27 metros de altura, ele ordenou que todos os presentes se curvassem para adorá-la.

Quando o rei ouviu dizer que três homens tinham desobedecido frontalmente a sua ordem, enfureceu-se. Ele lhes deu uma segunda oportunidade, mas eles ainda não se curvaram diante da imagem. Quando Nabucodonosor se enfureceu, eles calmamente replicaram que, quer Deus os salvasse, quer não, eles não serviriam ao falso deus. O rei desafiou a fé deles: “E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” (Daniel 3:15).

Deus revidou ao desafio de Nabucodonosor com uma demonstração inesquecível do poder Divino que humilhou o poderoso rei da Babilônia. Soldados atiraram os três judeus desobedientes numa fornalha que estava tão quente que esses soldados morreram quando se aproximaram do fogo. Mas, quando Nabucodonosor olhou na fornalha, viu quatro homens: os três que ele tinha condenado e um enviado por Deus para proteger estes servos fiéis. Quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram da fornalha, Nabucodonosor percebeu que Deus tinha respondido ao seu desafio. Ele ordenou que o nome do Senhor fosse respeitado em seu reino, e percebeu que Deus tinha respondido a sua pergunta: “. . . porque não há outro Deus que possa livrar como este” (Daniel 3:29).

Este é apenas um de vários exemplos na Bíblia de homens que desafiaram o Senhor com suas palavras arrogantes. Séculos antes, o homem que era então o mais poderoso do mundo falou uma coisa parecida: “Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel” (Êxodo 5:2). Deus respondeu com dez lições duras (as pragas) para tirar a dúvida do faraó. Séculos depois de Nabucodonosor, Herodes Agripa I matou um dos apóstolos de Jesus e aceitou a veneração do povo quando fez um discurso. Ele foi ferido fatalmente na hora por um anjo de Deus (Atos 12:21-23).

Às vezes, ouvimos (ou talvez nós mesmos pronunciamos) palavras deste tipo, negando o próprio Senhor ou o desafiando. Devemos ter muito cuidado com nossas palavras, sempre tratando Deus com reverência e respeito. Nabucodonosor, Faraó e Agripa I podem ter se destacado como gigantes diante dos homens, mas não passaram de criaturas insignificantes diante de Deus, e foram humilhados por sua irreverência.

Porém, não precisamos de palavras insolentes para nos exaltar e desafiar o Criador. Quando rejeitamos as orientações divinas e decidimos agir conforme a nossa própria vontade egoísta, cometemos o mesmo erro fatal. Da nossa perspectiva terrestre, não temos condições de conduzir a nossa própria vida. Precisamos da direção de Deus. O homem que tenta guiar seu próprio caminho sem buscar a vontade de Deus erra gravemente. Jeremias disse: “Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23).

O pecado tenta apoderar-se de nossas vidas e nos desafia como Nabucodonosor desafiou os servos de Deus. Quem pode libertar-nos? Só há uma resposta certa (Atos 4:12).

–por Dennis Allan

Uma versão menor deste artigo:

Deus Respondeu a Nabucodonosor


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA