Share Button

Agora, Eles Sabem!

O autor britânico Christopher Hitchens foi conhecido por seus escritos polêmicos, entre eles ataques contra o conceito de Deus. Não era apenas um ateu, mas se descreveu como um “antiteísta”, um defensor do ateísmo e crítico constante de qualquer sistema de fé que inclui a ideia de um ser supremo. Um dos livros mais conhecidos de Hitchens foi publicado sob o título Deus Não É Grande. Ele rejeitou Deus, dizendo que o conceito de um ser supremo tira a liberdade individual. Ele morreu no dia 15 de dezembro de 2011.

Como integrante do conjunto dos Beatles nos anos 1960, o compositor e músico John Lennon teve uma grande influência no desenvolvimento de música popular. Depois da separação do conjunto, gravou várias músicas como artista independente. A mais famosa delas, Imagine, apresentou seu ponto de vista humanista ao chamar os ouvintes a imaginarem um mundo livre de religião, de Deus, e de qualquer noção de vida ou existência após a morte. Ele foi assassinado no dia 8 de dezembro de 1980.

Poderíamos citar vários outros exemplos de pessoas que negaram a existência de Deus até seu último suspiro, como, também, uma lista quase infinita de pessoas que creram em Deus e mantiveram sua confiança até a morte. A Bíblia destaca Estêvão (Atos 7), Tiago (Atos 12), Abel, Noé, Abraão e muitas outras pessoas de fé (Hebreus 11). Além dos ateus e fiéis, multidões já viveram e morreram na dúvida agnóstica, sem chegarem a qualquer convicção sobre Deus.

Agora, eles sabem.

Se os ateus têm razão na sua descrença, a morte física marcaria o fim absoluto da consciência e existência de cada ser humano. Vivem, morrem e acabam. Mesmo para aqueles que confiam em Deus durante a vida aqui, tudo acabaria no momento da morte.

Mas devemos considerar a outra possibilidade: a existência de Deus. Se os relatos e argumentos a favor de Deus – tanto as defesas bíblicas como os argumentos de outras fontes e disciplinas – têm razão, nem a existência nem a consciência terminariam com a morte física. A nossa vida aqui seria apenas o começo da existência eterna. Conforme o ensinamento de Jesus, após a morte haverá uma ressurreição de todos, e uma separação eterna (João 5:28-20; Mateus 25:46).

Quando se trata da questão da existência de Deus, temos escolhas. Podemos negar sua existência, ou acreditar em Deus e buscar conhecimento dele, ou ficar na dúvida e indecisão. É possível passar a vida toda em qualquer um destes caminhos, mas com certeza a questão será resolvida quando chegamos à morte.

Apesar dos ataques de ateus (ou, usando o termo preferido por Hitchens, antiteístas) contra a fé, uma porcentagem alta da população ainda acredita na existência de Deus. A Bíblia explica este fato dizendo que o Criador deixou evidências visíveis (Romanos 1:20; Salmo 19:1-6). Pessoas em todas as partes do mundo, desde os mais simples até grandes cientistas, olham para estas evidências naturais como a base da sua fé. Quando consideramos a complexidade de organismos como o corpo humano, somos levados a perguntar: será que passou a existir por acaso, ou há um Criador inteligente atrás da natureza?

Uma vez que as evidências naturais nos levam a crer em Deus, precisamos tomar outro passo. Se há um Criador, faz todo sentido acreditar que ele teria comunicado com suas criaturas. Davi falou da lei de Deus (Salmo 19:7-14), e Paulo escreveu sobre a revelação do evangelho (Romanos 1:16-17). Em outra ocasião, Davi avisou sobre o perigo de ignorar estas evidências (Salmo 14:1).

Cada um chega à sua própria conclusão sobre Deus. E cada um chegará ao fim da jornada terrestre. Agora, Hitchens sabe. Lennon sabe. Estêvão, Tiago e Abraão sabem. E um dia, cada um de nós saberá! Vamos buscar respostas enquanto temos escolhas!

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA