Share Button

Uma Parábola Chave

A palavra parábola vem do grego e significa, literalmente, “lançar ao lado”. É uma comparação na qual uma ideia desconhecida é colocada do lado de algo comum para facilitar o entendimento. Jesus Cristo foi o mestre de parábolas, usando dezenas delas no seu ensinamento do evangelho do reino de Deus.

Quando Jesus caminhava no meio do povo comum da Palestina, uma cultura agrícola, ele revelou características importantes do seu reino espiritual com histórias e ilustrações fáceis de compreender. Homens que trabalhavam nos campos e mulheres que labutavam para cuidar das suas famílias se identificavam imediatamente com estes ensinamentos simples, mas espiritualmente profundos. Até hoje, o leitor dos evangelhos fica admirado com a sabedoria deste mestre.

De todas as parábolas de Jesus, uma se destaca como a chave para compreender a função destes ensinamentos do Messias. Mateus, Marcos e Lucas relatam a Parábola dos Solos, também conhecida como a Parábola do Semeador. Neste artigo, vou usar o relato de Lucas, mas o leitor pode conferir, também, a mesma parábola em Mateus 13 e Marcos 4. Sugiro a leitura de Lucas 8:4-15 antes de ler o resto deste artigo. 

Nesta história, Jesus falou de um agricultor que saiu semeando. O método era de lançar as sementes para germinarem em todas as partes do campo. Assim, cairiam em vários tipos de solo. Vamos agora pensar nos vários elementos desta história, conforme a explicação dada por Jesus.

A principal chave: a semente representa a palavra de Deus.

O semeador saiu para semear. O destaque aqui não está na pessoa que semeia. Alguns pensam no próprio Jesus, e realmente ele semeou muito durante sua jornada na terra. Mas o semeador representa qualquer pessoa que divulga a palavra de Deus – seja um mestre bem instruído ou um leitor iniciante que repassa aos outros seus conhecimentos das Escrituras. A identidade desta pessoa é tão insignificante que Jesus, na sua explicação, nem sequer comentou sobre o semeador.

O solo da beira do caminho seria o solo onde as pessoas pisam constantemente. Esta terra se torna dura e não permite a penetração da semente. Expostas na superfície, estas sementes são facilmente consumidas pelos pássaros, e não produzem nada. Jesus compara este solo ao coração resistente que não permite que a palavra penetre. O diabo tira a semente logo, não deixando que tenha nenhum efeito para mudar o coração desta pessoa.

O solo sobre a pedra se refere a fina camada de terra sobre uma base de pedra. Neste solo, as sementes teriam como germinar e começar, mas a planta nunca desenvolveria raízes profundas para sobreviver muito tempo. Este solo representa a pessoa que recebe a palavra com alegria e começa bem, mas não cresce e não persiste diante das provações que enfrenta depois.

O solo espinhoso é um ambiente de concorrência. A semente cai no meu de ervas daninhas cheias de espinhos que sufocam qualquer planta nova que começa a crescer. Jesus comenta sobre a concorrência na vida do ouvinte que impede o bom desenvolvimento espiritual. As preocupações do dia a dia (trabalho, escola, deveres familiares, etc.) não são necessariamente coisas erradas, mas ainda podem sufocar o cristão e impedir seu crescimento.

O bom solo representa o bom e reto coração que recebe a palavra e abraça a transformação que ela provoca na vida da pessoa. Esta terra produz fruto e demonstra a perseverança!

O ponto principal: não precisamos de sementes diferentes; precisamos escolher o nosso tipo de coração. Jesus deixou uma única palavra para todos. A diferença não está no semeador nem na semente. A diferença está no coração de cada ouvinte. Que tipo de solo representa o seu coração?

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA