Share Button

[Encontrará uma outra versão deste artigo aqui]

Venha e Veja!

Quando Jesus Cristo chegou aos 30 anos de idade, ele começou a pregar uma mensagem que transformaria o mundo: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 4:17). Ao longo dos próximos três anos, ele apresentou uma mensagem que exigia este arrependimento e oferecia esta esperança de participar do reino celestial. Durante este tempo, várias pessoas foram chamadas por Jesus para acompanhá-lo e aprender do Mestre.

Um dos primeiros chamado para segui-lo foi Filipe de Betsaida. Ele ficou tão empolgado com sua descoberta do Messias que foi procurar outro homem, Natanael, e o encorajou a seguir também o Senhor. Natanael, porém, demonstrou algum ceticismo, levando Filipe a fazer um desafio amável e direto: Venha e veja! (João 1:43-51).

Não é uma surpresa encontrar o desafio de Filipe no relato do evangelho de João, pois o seu é um livro que chama o leitor para "vir e ver". Testemunhos e milagres são registrados de tal maneira que o leitor fica impressionado com a Divindade de Jesus. Do princípio ao fim, João apresenta um livro de evidência. Ele afirma, no versículo de abertura, que o Verbo (Jesus) era Deus (João 1:1) e assim continua até a confissão de Tomé, perto do fim, quando o incrédulo venceu sua dúvida e declarou: "Meu Senhor e meu Deus" (João 20:28). As páginas entre estes dois pontos estão cheias de evidências para apoiar a afirmação que João faz quando explica o tema do seu evangelho: "Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (João 20:31).

Filipe é um dos muitos guias no registro do evangelho escrito por João. Seu papel não foi trazer homens a si mesmo, mas guiá-los ao Senhor.

Esse foi o papel, também, de vários outros neste relato da vida de Cristo. João Batista apontava todos para Jesus e explicou: “É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim” (João 1:30). Um dos discípulos de João que ouviu estas palavras e começou a seguir Jesus foi André, irmão de Simão Pedro (o mesmo Pedro que, mais tarde, se tornou um dos mais notáveis dos apóstolos de Jesus. André “achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), e levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (João 1:41-42). Simão Pedro aceitou o convite de André: Venha e veja!

O desafio de Filipe deveria ter ecoado por toda a parte. Venha e veja que Jesus é o Messias da profecia. Venha e veja que ele é o Filho de Deus. Venha e veja que ele oferece a salvação do pecado. Venha e veja!

Hoje, não levamos pessoas à presença física de Jesus, pois ele não anda mais na Terra em carne e osso. Depois de cumprir sua missão aqui, ele voltou à presença do Pai no céu, e permanece à sua direita (veja Hebreus 1:3; 4:14; 9:12; Atos 2:34-36). Mas qualquer pessoa que conhece um pouco da história de Jesus, apresentada nas Escrituras, pode fazer a mesma coisa que Filipe fez. Se você já entende mesmo o básico do Evangelho, convide outros a “vir e ver” os mesmos relatos bíblicos. E se ainda não conhece nada sobre Jesus, aceite o convite de abrir as Escrituras para ver quem é Jesus. Não precisa depender da palavra dos outros que falam suas próprias opiniões sobre Jesus. Pode ler por si mesmo os relatos de pessoas que andaram com ele e registraram para todos as biografias resumidas dos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. Venha e veja!

Nem todos aceitarão o desafio, mas aqueles de coração honesto e aberto serão levados a investigar melhor. Incentivamos todos a examinar as evidências apresentadas nas Escrituras. Jesus não tem nada a esconder e nada a temer da investigação aberta. Venha e veja!

– por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA