Share Button

Rostos Reluzentes

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Coríntios 3:18).

Mais cedo ou mais tarde, nossas vidas manifestam os nossos pensamentos a respeito de Deus. Afinal, as nossas expressões nos entregarão. Dependendo de se os nossos corações estiverem inclinados para Deus como ele verdadeiramente é, nossos rostos irão acender ou enfurecer.

Nada a respeito de nós é mais impor-tante do que a nossa concepção de Deus. Cada dia os nossos cárateres estão se mostrando e se desenvolvendo, e a direção para o qual eles se desen-volvam é determinado principalmente pela nossa concepção de Deus. Na ação externa, tendemos a nos direcionar a qual for a imagem de Deus que temos nas profundezas dos nossos corações.

E se a nossa visão básica de Deus estiver errada? Independente de se nós propositalmente montamos uma imagem de Deus da maneira que preferíamos que ele fosse ou se simplesmente não tomamos cuidado, os erros no pensamento sobre Deus são perigosos. A essência da idolatria é ter uma concepção errada sobre Deus e agir como se estas concepções fossem verdadeiras. A idolatria é mortífera porque põe diante do nosso caráter um objetivo que é uma ilusão, uma mentira. O idolatro se destrói por crescer na direção oposta da realidade.

Pense, no entanto, das coisas boas que hão de acontecer se o Deus do nosso desejo é também o Deus da verdade e da vida real. Não há sabedoria maior que a sabedoria a respeito de Deus, e a “sabedoria do homem faz reluzir o seu rosto, e muda-se a dureza da sua face” (Eclesiastes 8:1). Não é estranho que as mudanças no nosso caráter interior apareçam exteriormente, particularmente nos nossos rostos. Quando as mudanças são de natureza positiva, produzidas por uma concepção mais verdadeira sobre Deus, os resultados muitas vezes são chamativos. Como diz o adágio antigo, o retrato de uma alma piedosa é um rosto reluzente.

Os que buscam a Deus diligentemente devem procurar a verdade a seu respeito a qualquer custo. “O pecado nada mais é do que desviar o rosto de Deus e, tendo assim desviado, virá-lo para a morte” (Ângelus Silesius). Até a hora em que alcançamos o nosso objetivo maior, nossos rostos levarão ou a glória do crescimento de nossa alma ou a escuridão de seu declínio.

Os deuses a quem nós louvamos escrevem os seus nomes nos nossos rostos, pode ter certeza. E um homem adorará a alguma coisa – não tenha dúvida sobre isso também. Ele pode pensar que paga os seus tributos em segredo nos recessos escuros de seu coração – mas sairá.

Aquilo que o domina determinará a sua vida e o seu caráter. Assim, nos alerta para que tomemos cuidado com o que adoramos, pois aquilo que adoramos é aquilo que nós estamos nos tornando.(Ralph Waldo Emerson)

–por Gary Henry

Leia mais sobre este assunto:
A Glória do Senhor na Face do Discípulo

O Grande Médico

A Transfiguração de Cristo

O Fim de Todo o Nosso Desejo

Escondendo-se de Deus

Deixando Deus ser Deus

Na imagem de Deus

A nossa necessidade pelo relacionamento


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA