Share Button

Doutrinação

É errado para os pais ensinarem seus filhos sobre as suas crenças? Claro que não! Deus relembrou os israelitas muitas vezes que deveriam instruir seus filhos sobre o Senhor Deus. Em Efésios 6:4, Paulo disse aos pais: “...criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. Nós, como cristãos e pais, somos responsáveis pela instrução dos nossos filhos no caminho do Senhor.

Mas, isto não parece doutrinação e lavagem cerebral? Nossos filhos não se tornam, desta maneira, incapazes de pensarem por si ou tomarem suas próprias decisões sobre sua fé? Acredito que não. Se nós os instruirmos corretamente, estaremos ensinando como pensar. Frequentemente, nas minhas pregações, incentivo os ouvintes a examinarem as Escrituras por si. É por isso que dou as citações bíblicas. Eu falo: “Não acreditem só porque eu falo, mas acreditem porque veem na palavra de Deus”. Devemos fazer a mesma coisa quando ensinamos os nossos filhos. Deus diz ao homem: “Vinde, pois, e arrazoemos.... Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse” (Isaías 1:18-20). Deus nos oferece escolhas e, então, quer que usemos o nosso raciocínio para escolher entre as alternativas. Esp eramos que os filhos percebam que escolher ser obedientes a Deus é melhor para eles.

No final das contas, nós somos responsáveis pelas coisas que fazemos e acreditamos. Geralmente os pais são sinceros, mas muitos pais têm sido sinceramente enganados. Têm acreditado numa mentira. Todos nós devemos buscar a verdade. Nesta busca, podemos até discordar dos nossos pais em algumas questões. O Senhor sabia disso quando disse: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10:34-37).

Devemos ensinar os nossos filhos o princípio encontrado nestes versículos. Devemos ensiná-los a amarem a Deus mais do que a nós, os pais deles.

–por Karl Hennecke

Leia mais sobre este assunto:
Amizades

A Santidade de Deus

Como Jesus Venceu a Tentação

A Humildade

Sofrimento

Espírito de Independência

Aos Novos Pais: Parabéns!
"Digno é o Cordeiro"
O Servo do Senhor

Como Estudar a Bíblia

As Condições para o Perdão

A Grande Comissão: O Plano de Deus nas Mãos do Homem

Construa, evitando apelos ao orgulho

Poderosas Armas de Guerra

Consolai-vos com Estas Palavras

Confia no Senhor de Todo o Teu Coração

O Perigo de Seguir a Religião dos Pais

As qualidades essenciais
do verdadeiro discipulado

A Luz de Quem?

A Chave para Herdar a Vida Eterna

Testando os Profetas: Eles Estão Falando a Palavra de Deus?

As Veredas Antigas

Quero Ensinar Meus Filhos

O Que Devo Ensinar aos Meus Filhos?

Cristãos de segunda geração

Lições para pais jovens

Aos Novos Pais: Parabéns!

A criação de filhos: Como ser bons pais
Agora, Eu Estou no Volante

Filhos que Dão Prazer ao Senhor

Precisamos de pais!


 

ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA