Share Button

Se Você Tivesse Sido Noé...

Noé brilhou como um farol numa sociedade de trevas. As condições morais dos seus dias haviam deteriorado ao ponto em que Deus determinou inundar o mundo inteiro. Assim, ele selecionou Noé para construir um barco para preservação da vida na terra, e para pregar ao povo a respeito do julgamento devastador que estava se aproximando (2 Pedro 2:5). O Novo Testamento elogia Noé como um modelo de fé e justiça (Hebreus 11:7). Se você tivesse sido Noé, você teria...


Achado graça?

Se você tivesse sido Noé, você teria achado graça diante de Deus? "Porém Noé achou graça diante do SENHOR" (Gênesis 6:8). Isto significa que Deus se agradava dele, o que é, por si só, um pensamento admirável. Deus é tão santo que é difícil imaginar que homens pudessem realmente viver de tal modo a dar-lhe prazer. Mas Noé o fez, e nós também podemos. Como? "Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus" (Gênesis 6:9). Noé era fiel a Deus e vivia como Deus gostava que ele vivesse. E, é notável que Noé vivia numa época de muita impiedade. "Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.... A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência" (Gênesis 6:5, 11). É possível viver fielmente diante de Deus no meio da impiedade e do mal. De fato, se queremos agradar a Deus, precisaremos fazer isso, porque a vida de um servo fiel de Deus é usualmente solitária. São exigidas concentração e disciplina para nadarmos contra a corrente. Você teria andado com Deus? Se você tivesse sido Noé, com o mundo inteiro corrompido, você teria achado graça diante de Deus? 

Feito como Deus mandou?

Deus mandou que Noé construísse um barco e lhe disse as dimensões, o material e muitos detalhes sobre as partes essenciais dele. Noé, por seu lado, obedeceu exatamente. "Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.... E tudo fez Noé, segundo o SENHOR lhe ordenara" (Gênesis 6:22; 7:5). Você teria feito justamente como Deus havia mandado, se você tivesse sido Noé? Não responda um sim rápido, pense sobre a tarefa que Deus deu a Noé. Não era trabalho fácil. O barco era enorme, tendo capacidade para cerca de 569 baús rodoviários. Noé tinha que obter os materiais, construir o barco e, então, calefetar a coisa toda com betume. Deus nunca pede o impossível e Noé foi capaz de fazer o trabalho, mas era uma tarefa desafiadora. O Senhor não tem planos de desconto para seus servos. Teria sido fácil para Noé ter-se desculpado da ordem do Senhor porque o trabalho era difícil. Em vez disso, ele obedeceu.
   
Noé não seguiu o plano do Senhor apenas de modo geral. Ele fez tudo o que Deus lhe disse para fazer. Teríamos nós seguido à risca a planta da construção? Teríamos pensado que ele estava sendo muito exato e feito pouco das especificações de Deus, dizendo que não era tão importante a maneira como o barco seria construído? Não teríamos achado alguma "idéia melhor", digamos, botes separados para os elefantes (viver durante um ano num barco com um elefante não parece ser muito atraente, não é?) É fácil contentar-nos com seguir vagamente as ordens de Deus e simplesmente dar uma olhada em seu desenho. O homem que agrada a Deus é cuidadoso em sua obediência.

Noé fez tudo o que Deus havia dito ainda que não parecesse razoável. Algumas pessoas sugerem, baseado em Gênesis 2:6, que poderia nunca ter chovido antes disto. Isto é uma opinião sem provas, mas é certo que nunca havia tido antes um dilúvio universal. Era um período de tempo ordinário (Mateus 24:37-39), sem nenhum sinal da destruição iminente. Certamente, a imensa maioria das pessoas pensava que o projeto de Noé era uma tolice. Mas Noé obedeceu a Deus. Às vezes discordamos do Senhor e pensamos que nossas idéias são melhores do que as dele. Se você tivesse sido Noé, e se Deus lhe tivesse mandado construir um enorme barco, você teria obedecido?
   
Continuado pregando?

Noé era um pregador de justiça (2 Pedro 2:5). Parece provável que ele tivesse 120 anos para pregar (Gênesis 6:3). Mas apenas oito pessoas decidiram entrar na arca (Noé, sua esposa, seus três filhos e suas noras). Com tão pobre resultado, poderíamos ter sido tentados a deixar de pregar. Noé, evidentemente, não deixou. Deus quer que sua palavra seja pregada, independente da resposta. Muitos dos servos de Deus têm pregado sem ver muito, talvez nenhum, efeito. Isaías foi mandado pregar ao povo que não queria ouvir até que Deus veio e destruiu suas cidades (Isaías 6:9-11). Jeremias sentiu-se frustrado porque aqueles a quem ele pregava não prestavam atenção na sua mensagem (Jeremias 6:10-11). Ezequiel pregou para povo de coração endurecido que ele sabia que era improvável que correspondesse (Ezequiel 2:3-5). Mas Deus queria que esses homens pregassem sua palavra apesar da resposta negativa. Ele queria que Noé pregasse, e ele pregou. Precisamos analisar os 'resultados' da obra de Noé e pensar que ele fracassou, mas oé não fracassou. Ainda que somente membros de sua família imediata responderam, Noé foi fiel honrando a Deus ao proclamar sua mensagem. 

É duro ser diferente. Gostamos de estar com a maioria, sentimo-nos mais seguros e confortáveis. Mas, quando estamos com o Senhor, estamos em maioria, porque o Senhor é a maioria, não importa quantos estejam com ele. "Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31). Ficar só exige coragem, confiança no Senhor, e obstinada determinação. Noé tinha estas qualidades; nós temos? Teríamos continuado a pregar quando ninguém estava ouvindo?

Entrado na arca?

Noé poderia ter dado muitas desculpas para não entrar na arca no tempo indicado por Deus. Ele poderia ter dito que era inconveniente, embaraçoso ou que ele não estava pronto. Mas Noé não o fez. Ele entrou na arca e o Senhor fechou a porta. Deus decidiu salvar aqueles que tinham entrado na arca antes que a porta fosse fechada. Depois que começou a chover muito forte, se Noé tivesse aberto uma janela ou porta, ele poderia provavelmente ter recebido uma grande multidão querendo entrar, mas esse não era o plano de Deus. Noé poderia ter argumentado que eles eram honestos e sinceros e que certamente o Senhor queria salvá-los. Mas Noé não tentou alterar o plano de Deus de salvação. Hoje em dia os homens freqüentemente começam a duvidar do que Deus disse sobre aqueles que Ele escolheu e tentam mudar as condições para que as pessoas achem mais fácil entrar nas bênçãos de Deus. Mas a vontade do Senhor não está sujeita a nossa modificação ou crítica. O caminho é estreito, muitos são excluídos (Mateus 7:13-14; Lucas 13:2-30). Quando a porta da salvação for fechada, será muito tarde (Mateus 25:1-13). Nós mesmos teríamos entrado na arca? Teríamos tentado salvar outros mesmo depois que Deus tivesse fechado a porta?

Salvo sua família?

"Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cam e Jafé, sua mulher  e as mulheres de seus filhos" (Gênesis 7:13). É notável que Sem, Cam e Jafé e suas esposas entraram na arca, apesar da impiedade universal. Seus filhos teriam entrado? Evidentemente, Noé ensinou bem os seus filhos; eles deviam ter visto em Noé um exemplo consistente de fidelidade a Deus. Podemos conseguir enganar uma porção de nossos amigos, até mesmo pessoas da igreja, e convencê-los de que somos servos sinceros de Deus, mas não é provável que enganemos nossos filhos. Eles nos conhecem bem. E se eles vêem que não tentamos viver o que pregamos, eles provavelmente seguirão nossas vidas, e não nossos sermões. Alguns pais estão mais ansiosos para que seus filhos sejam populares ou excelentes na escola ou no futebol do que fieis ao Senhor. Mas a missão de Deus para nós é educar nossos filhos "na disciplina e na admoestação do Senhor" (Efésios 6:4). Filhos podem ser educados para serem fiéis a Deus num mundo ímpio. Se você tivesse sido Noé, você teria preparado seus filhos adequadamente? 

Adorado a Deus quando saiu?

Qual teria sido seu primeiro pensamento depois de passar mais de um ano naquele barco com todos os animais? O de Noé foi construir um altar e adorar o Senhor. É tão fácil receber as bênçãos de Deus e gozá-las grandemente, sem nunca agradecer ao seu doador. Muitas outras atividades tendem a dominar nossos pensamentos e atenção. Mas o que precisamos fazer em todas as situações é voltarmo-nos para o Senhor. Se você tivesse sido Noé, quando ele saiu da arca, você teria pensado imediatamente em adorar a Deus?

Conclusão

Noé era um bom homem. De fato, ele foi usado em Ezequiel 14, junto com Daniel e Jó, como modelo de justiça. Mas Noé não era perfeito. Depois de sair da arca, Noé pecou, ficando embriagado (Gênesis 9:20-27). Nosso único modelo completamente confiável é o próprio Senhor. Mesmo assim, a maioria das pessoas acha um enorme desafio seguir o exemplo de Noé. Se você tivesse sido Noé, você teria...?   

- por Gary Fisher

Leia mais sobre este assunto:
"O Que Devo Fazer Para Me Salvar?"
Verdadeira Conversão


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA