Share Button

Jesus, o Caminho para o Céu
 Sétima de uma série de sete lições


Tanto a Bíblia como a experiência nos lembram de que a morte é certa.

"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…" (Hebreus 9:27).

O julgamento acontecerá quando Jesus voltar, e ele o descreveu:

"Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda" (Mateus 25:31-33).

Estes dois grupos irão para destinos muito diferentes.

O Inferno

As seguintes palavras descrevem o destino daqueles da esquerda.

"Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41).

"…é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois, seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga" (Marcos 9:47-48).

"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte" (Apocalipse 21:8).

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas cousas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Efésios 5:6).

O aviso deste último versículo é apropriado ao nosso tempo. Para nossa geração, o inferno é uma brincadeira, considerado nada mais do que uma imprecação inofensiva. Mesmo entre aqueles que se dizem cristãos, há muitos que insistem que Deus é "bom demais" para mandar os homens para o inferno. Questionar a existência do inferno é, contudo, questionar a bondade de Deus, pois Deus é também bom demais para mentir. Jesus disse: "E irão estes para o castigo eterno" (Mateus 25:46).

Quem crê em Jesus tem que acreditar que isto é verdade. O caminho para o inferno é fácil e popular.

"Larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela" (Mateus 7:13).

Não se tem que fazer perversidades para ir para o inferno. Pode-se ir para o inferno ao deixar de entrar no caminho do céu. A Bíblia descreve o fim do mundo, quando: "…do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder" (2 Tessalonicenses 1:7-9).

O Céu

O homem não foi criado para passar a eternidade no inferno, mas para andar com Deus no paraíso (Gênesis 2:7-9). Quando o homem perdeu seu lar no Éden, pelo pecado, Deus iniciou um plano de redenção pelo qual ele pode ser perdoado e gozar um lar que é ainda melhor do que o Éden.

Ao apóstolo João foi dada uma visão deste novo paraíso:

"Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então ouvi grande voz vindo do trono dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram" (Apocalipse 21:2-4).

Este é o paraíso ao qual o Rei convidará aqueles que estão à sua direita, dizendo:

"Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25:34).

Mas o triste fato é que poucos entrarão neste paraíso celestial.

"Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" (Mateus 7:14).

Jesus é o Caminho

Aqueles que entrarão no descanso celestial depois do julgamento são aqueles que morrem em Jesus, porque ele é O CAMINHO.

"Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurado os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham" (Apocalipse 14:13).

Se desejarmos estar entre os que morrem no Senhor, temos que estabelecer essa relação com ele enquanto vivemos. Isto não é realizado apenas por chamá-lo de "Senhor", mas obedecendo a vontade de Deus conforme revelada através do Senhor. Ele nos exortou:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas quele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21).

Já aprendemos que a vontade do Pai para aqueles que crêem em Jesus é que eles se arrependam de seus pecados e sejam batizados em Cristo.

"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes" (Gálatas 3:27).

"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas" (Apocalipse 22:14).

Tendo sido batizados em Cristo e vivendo como ele determina, podemos ter certeza que estamos no caminho para o céu. Se não estamos em Cristo, não estamos no caminho, pois, como o texto desta série nos assegura, ele é o único caminho.


Perguntas

Valendo-se das citações nesta lição ou usando sua própria Bíblia, responda às seguintes perguntas:

1. Depois da morte temos que enfrentar o (Hebreus 9:27).

2. O fogo eterno foi preparado para o (Mateus 25:41).

3. Os que não Deus e não ao evangelho serão punidos com a eterna destruição (2 Tessalonicenses 1:8-9).

4. (Muitos ou Poucos) passarão pela porta larga para a destruição, mas (Muitos ou Poucos) encontrarão o caminho para a vida (Mateus 7:13-14).

5. Na nova Jerusalém, Deus habitará com os e eles serão seu (Apocalipse 21:3).

6. Os quem descansarão de seu trabalho são aqueles que morrem no (Apocalipse 14:13).

7. Aquele que entra no reino do céu é aquele que a vontade do Pai que está no céu (Mateus 7:21).

8. Aqueles que se revestem de Cristo são aqueles que são em Cristo (Gálatas 3:27).

9. Jesus disse, "Eu sou o , e a verdade e a vida" (João 14:6).

As seguintes referências às escrituras não estão na lição. Procure-as em sua Bíblia e responda a estas perguntas:

1. (Tiago 4:14) Nossa vida é como uma que aparece por uns instantes e então desaparece.

2. (1 Coríntios 15:52) Os mortos serão ressuscitados quando a soar.

3. (João 5:28-29) Aqueles que fizeram o bem serão ressuscitados para a , mas aqueles que praticaram o mal serão ressuscitados para .

4. (João 3:16) Deus deu seu Filho unigênito para que todo o que nele não pereça, mas tenha vida eterna.

5. (2 Pedro 3:9) Deus não deseja que ninguém pereça, mas que todos se .

6. (Atos 22:16) "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o teu e lava os teus pecados, invocando o nome dele."


Use esta seção para perguntas e comentários.

Seu Nome Completo:

Email: