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Lição 9

Israel Não Tem Desculpa

(Romanos 9:30 - 10:21)


Os gentios atingiram a justiça; os judeus não (9:30-33)

    É irônico, porque os gentios não buscavam a justiça, mas os judeus sim

    Por que a maioria dos judeus não atingiu a justiça?

        Eles buscavam-na por obras e não pela fé

            Eles tentaram obter a justiça por seu próprio empreendimento, sem confiar em Deus

            Eles viam a lei como um meio de ganhar a salvação (veja Filipenses 3:9)

        Eles tropeçaram em Cristo

Perguntas: 

1. Quem alcançou a justificação e quem não?

2. Por que os israelitas não conseguiram a salvação visto que buscaram-na?


Israel não se submeteu à justiça de Deus (10:1-3)

    Paulo desejava muito a salvação deles

        Ele orava por eles

            Devemos orar por aqueles que desejamos que sejam salvos

            Argumenta contra um ponto de vista que defende a predestinação da salvação

        Quando ele se refere aos judeus na terceira pessoa indica que a igreja romana era principalmente gentia

    Eles eram zelosos

        Zelo e sinceridade são insuficientes

        Entusiasmo sem conhecimento conduz ao desastre

        É melhor mancar no caminho certo do que correr com todas as forças no caminho errado

    Eles tentaram fazer-se justos por si mesmos

        Eles desejavam fazê-lo sozinhos

        Pensavam numa relação justa com Deus como algo merecido por terem guardado a lei, não como uma dádiva condicionada na fé deles

Perguntas: 

1. Qual foi o desejo do coração de Paulo? Por isso, o que ele fez (10:1)?

2. Qual foi o problema com o zelo dos judeus?

3. Desafio adicional: Zelo e sinceridade bastam para salvar a pessoa?


Justiça da fé X justiça da lei (10:4-13)

    Jesus acaba com a lei como um meio de atingir a justiça (10:4)

        A salvação por Cristo torna irrelevante a exigência de perfeita obediência à lei como meio de justificação

        Os judeus continuaram a buscar justiça pela lei porque não reconheceram a obra de Cristo

    A justiça da lei (10:5)

        Recebe-se guardando-a

        Compare a lei da nação: é inocente não matando; uma vez que se mata, a lei condena o matador

        Assim a obediência necessária para ser justo pela lei é obediência sem falha

        Porque todos os homens pecam, esta justiça é impossível

    A justiça da fé é acessível (10:6-10)

        Independente de uma busca longa e difícil; não requer atos heróicos (10:6-8)

            Cita a linguagem de Deuteronômio 30:11-14 que, no seu contexto original, se referia à graça de
   
         Deus fazendo seus mandamentos disponíveis para Israel; semelhantemente, em Cristo, Deus faz
   
         sua justificação acessível

            Deus pôs o caminho da salvação dentro de fácil alcance do homem; não é um empreendimento impossível

            Não precisamos tomar de assalto a cidadela do céu nem o reino dos mortos para receber salvação em Cristo, 
            pois a salvação não está nem remota nem indisponível

        Disponível para aqueles que crêem e confessam (10:9-10)

            Esta crença e confissão não se referem a atos de uma vez, mas descreve a vida de um homem em contraste com uma vida de perfeita obediência

            Combina com 10:8 em sua boca (confissão) e em seu coração (crença)

            Confessando Jesus como Senhor

                Senhor quer dizer Mestre ou Governante

                Senhor era a palavra usada no Velho Testamento grego para traduzir o nome de Deus

    A justiça da fé está universalmente disponível (10:11-13)

        Ênfase em "todo aquele"

            Não há distinção entre judeu e grego, um fato em que alguns premilenaristas não acreditam

            Como Deus se sente sobre nosso desprezo daqueles de uma raça ou posição social diferente?

        Invocando o nome do Senhor

            Senhor, aqui, se refere a Jesus (10:9)

                Prova sua divindade porque o texto do Velho Testamento (Joel 2:32) se refere a Jeová

                Prova que devemos invocar o nome de Jesus; toda a adoração que é apropriada para o 
                Pai
é apropriada para o Filho (João 5:23)

            Invocando

                Não se refere a mera citação do nome de Jesus (Lucas 6:46; Mateus 7:21-23)

                Ananias explicou a Saulo como invocar o nome do Senhor (Atos 22:16)

                Nossa obediência às condições de arrependimento e batismo tem que fazer parte de nosso apelo a 
                Deus por purificação (veja Atos 2:38; 1 Pedro 3:21)

Perguntas: 
1. O que teria sido necessário para ser salvo pela lei (10:5)?

2. O que não é necessário para ser salvo pela fé (10:6-8)?

3. O que é exigido para ser salvo pela fé?

4. Para quem a justificação pela fé está disponível?

5. Desafio adicional: O que é exigido para invocar o nome do Senhor?


A análise do processo de invocação do Senhor mostra que o fracasso dos 
judeus era indesculpável (10:14-21)

    O processo: Cristo enviou mensageiros, os mensageiros pregam, o povo ouve, os ouvintes crêem, 
    os
crentes invocam, aqueles que invocam são salvos (10:14-15)

    Onde ocorreu a interrupção (10:16)

        Cristo enviou os pregadores que pregaram e o povo ouviu

        Mas os ouvintes não acreditaram na mensagem entregue

    Ouvir é uma parte vital do processo (10:17)

        Crer não decorre de um sentimento, uma experiência ou uma voz interior

        Mostra a importância de ensinar e estudar

    Os judeus ouviram, sim (10:18)

    O ensinamento de Paulo não deveria tê-los apanhado de surpresa (10:19-21)

        Tanto Moisés como Isaías predisseram a aceitação dos gentios por Deus e a rejeição dos judeus

        A rejeição do apelo de Deus aos judeus destrói a noção de graça irresistível

    O ponto deste capítulo é atribuir a culpa pelo fracasso dos judeus em serem justificados: Deus não falhou,
   
Israel rebelou-se

Perguntas: 

1. Quais passos são necessários para poder invocar o nome do Senhor?

2. Qual foi o problema que fez com que os judeus não recebessem a justificação?

3. Como a fé é produzida (10:17)?

4. Quais contrastes Isaías notou entre os gentios e os judeus (10:20-21)?


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