Share Button

Conclusão

Oro para que eu tenha sido precisa e justa ao discutir estes aspectos da fé católica. Não é minha intenção apresentar mal a Igreja Católica, mas ser efetiva e descritiva. Durante vinte e dois anos eu fui um membro dessa igreja e sou grata pela família forte que essa fé proveu, e a firme postura moral que ela tomou durante anos. Tendo seguido os caminhos dessa fé através de minha juventude, eu fui capaz de evitar uma grande quantidade de dores de cabeça e consegui ficar longe da maioria dos problemas que tantos membros da minha geração sofreram.
   
Como católica, eu acreditava que tudo que eu praticava estava de acordo com a palavra de Deus e, estudando a Bíblia, determinei que muitos dos comportamentos reais que me foram ensinados são agradáveis a Deus. Contudo, meus estudos também revelaram que me haviam ensinado muito pouca verdade sobre a vontade de Deus para a igreja.
   
A Igreja Católica não é a única igreja que tem práticas que não se parecem com o que vemos nas páginas das Escrituras. Tantas denominações de hoje têm estruturas hierárquicas que não são encontradas nas Escrituras. Muitas reuniões de adoração incluem cerimônias e atividades que não têm sua base na palavra de Deus. Muitas pessoas de várias confissões participam de comportamentos e pregam doutrinas que têm origem em seres humanos e não em Deus. É estonteante ver quantas igrejas declaram pertencerem a Cristo, mas suas práticas são diferentes umas das outras e diferentes da igreja que vemos no Novo Testamento. Estas diferenças demonstram que, antes que honrarem a Cristo, estas igrejas estão longe dele. (Leia, de novo, Mateus 15:8-9).
   
A Bíblia ensina que cada pessoa é responsável por conseguir sua própria salvação, em temor e tremor (Filipenses 2:12). As Escrituras são o melhor caminho para chegarmos a conhecer e a servir a Deus. Não espero que as pessoas leiam o que escrevi e mudem sua fé, baseadas em meus achados. O que espero é que eu tenha dado informação bastante para ajudar todos que lêem isto a examinar as Escrituras e a ver o que o Senhor tem a lhes dizer. Como Deus quer que vivamos? Qual igreja realmente pertence a ele? O Senhor promete que se estivermos querendo fazer a vontade do Senhor, então conheceremos a verdade a partir de Deus (João 7:17).
   
A Bíblia não é um livro escrito somente para estudiosos. A maioria do Novo Testamento é escrita para a pessoa média. A maioria do povo que seguia Jesus e alegremente o ouvia era de trabalhadores comuns. Os tópicos das parábolas de Jesus nos dizem que ele estava falando a pescadores, fazendeiros, pastores, servos e outros que não estavam em posições de grande instrução ou riqueza. Muitos dos cristãos primitivos, para quem as epístolas foram escritas, não eram nem ricos nem instruídos. Não são muitos os sábios ou ricos deste mundo que obedeceram ao evangelho (1 Coríntios 1:26). As Escrituras foram escritas originalmente para pessoas exatamente como você e eu. Elas foram preservadas através dos anos e as traduções dos dias atuais são muito compreensíveis. Não há necessidade de confiarmos em alguma outra pessoa para nos dizer o que Deus espera de nós. Somos capazes de ouvir a palavra de Deus diretamente dele, lendo a Bíblia.
   
Tenho ouvido pessoas dizerem que as Escrituras não se relacionam com o que acontece no mundo de hoje. Vejo isto como uma indicação de que a essas pessoas falta conhecimento exatamente do que as Escrituras contêm. A mensagem da Bíblia é tão relevante para a vida das pessoas de hoje como era para o povo que vivia quando as Escrituras foram escritas pela primeira vez. Cada problema que enfrentamos hoje tem sua solução dentro das páginas da Bíblia. Só temos que olhar e encontrá-la.
   
Jesus disse, "Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. Naquele dia muitos me dirão: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?' Então, eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores'" (Mateus 7:21-22).
   
Igrejas que operam fora da vontade de Deus estão transgredindo a lei dele. Pessoas que conduzem suas vidas fora da vontade de Deus estão transgredindo a lei. Somente aqueles que fazem a vontade do Pai entrarão no céu.
   
As Escrituras ensinam que tudo o que fazemos, por palavra ou ato, temos que fazer em nome do Senhor (Colossenses 3:17). A frase "em nome do Senhor" significa "autorizado por Deus." Para sermos agradáveis a Deus precisamos estar certos de que tudo o que fazemos encontra sua autoridade na palavra de Deus. Precisamos nos esforçar para que tudo o que pensamos, dizemos e fazemos seja aceitável por Deus. Tudo do que participamos, seja no lar, na escola, no trabalho, na comunidade ou na adoração, deverá ser agradável a Deus.
   
Devemos ao Salvador nossa felicidade eterna. O céu não vale o esforço para estarmos certos?
   
Oro para que você se esforce para saber a vontade do Senhor de nossas vidas e para que você tenha a coragem de fazer tudo o que a palavra de Deus lhe revelar. Peço que você também ore por mim para que eu possa crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, com quem temos uma dívida que jamais seremos capazes de pagar. Com o auxílio do Senhor nos encontraremos no céu, algum dia.
   
Deus esteja com você.


Catolicismo e Cristianismo

Introdução | Os Sacramentos | O Papel da Virgem Maria | Liderança na Igreja
Os Santos | Autoridade | Conclusão

ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA