Share Button

Não tem lido?

Jesus Cristo foi o Professor Mestre! Como Nicodemos reconheceu, ele era "um Mestre vindo de Deus" (João 3:2). Aqueles que estudam a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo com certeza terão que concordar com certos oficiais no primeiro século que diziam dele que "jamais alguém falou como este homem" (João 7:46).

A Lei de Moisés ainda estava em vigor quando Jesus nasceu. Por este motivo, ele foi circuncidado no oitavo dia, e um sacrifício foi oferecido quando os dias da purificação de Maria passaram (Lucas 2:21-24; cf. Levítico 12). Como um “mestre vindo da parte de Deus”, Jesus respeitou a Lei de Moisés porque aquela lei veio de Deus. Além disso, Jesus veio cumprir – não destruir – a Lei de Moisés (Mateus 5:17-18). E, através da vida que ele viveu e a morte que morreu, Jesus certamente cumpriu a Lei de Moisés. Consequentemente, foi removida, encravada na cruz (Colossenses 2:14). Este sendo o caso, Deus “nestes últimos dias, nos falou pelo Filho” (Hebreus 1:1-2), e seu Filho fala conosco através do Novo Testamento que entrou em vigor após, e como resultado de, sua morte (Hebreus 9:15-17). 

Visto que Jesus serve de exemplo, e devemos seguir seus passos (1 Pedro 2:21), é apropriado que consideremos sua resposta quando questões de natureza religiosa forem levantadas. Naquelas ocasiões quando interrogado por outros, era comum para Jesus responder as perguntas primeiro fazendo uma pergunta. Uma pergunta que Jesus fez com frequência começava com as palavras “não lestes” ou “não tendes lido?” (cf. Mateus 12:3,5; 19:4; 21:16,42; 22:31; Marcos 2:25; 12:10,26; Lucas 6:3). Ao perguntar “não lestes”, Jesus então citaria uma passagem do Velho Testamento que lidava com o assunto sendo considerado. 

Um exemplo de Jesus citando a palavra de Deus ao lidar com assuntos morais e doutrinais que foram trazidos a sua atenção encontra-se em Mateus 19:4-5. Os fariseus tinham acabado de fazer esta pergunta a Jesus: “é lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?” Jesus poderia ter respondido citando o contraste em posições a respeito de casamento e divórcio como era defendido pelas escolas rabínicas de Shamai e Hilel. Mas ele não usou esta abordagem! Em vez disso, ele apelou às Escrituras! Ele disse “Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Mateus 19:4-5). Observe que antes de realmente citar estas Escrituras Jesus introduziu sua resposta com a pergunta “não tendes lido?”. 

É claro que os fariseus, que eram líderes religiosos e que representavam a ortodoxia religiosa daquela época, haviam lido estas Escrituras, mas obviamente não haviam feito as aplicações corretas. No entanto, é muito significante que Jesus não respondeu às suas perguntas citando o que os homens haviam dito nas suas escolas rabínicas. Ao contrário, ele apelou à palavra de Deus nas Escrituras! Esta era a maneira que Jesus respondia às perguntas religiosas, e já que ele é nosso exemplo, cujos passos devemos seguir (1 Pedro 2:21), então nós também devemos usar a mesma abordagem. É a vontade de Deus que conheçamos as Escrituras, e que possamos aplicar corretamente as Escrituras em todos os assuntos que possam ser levantados! 

Aplicações

Nos parágrafos a seguir, consideraremos algumas perguntas comuns que são feitas frequentemente hoje em dia, e que nós devemos responder perguntando "não tem lido...?" 

1.   Pergunta: Qual é o modo do batismo? 

2. Resposta: Não tem lido que “fomos sepultados com ele na morte pelo batismo...” (Romanos 6:4)? 

3.   Pergunta: O batismo é necessário para a salvação?

4. Resposta: Não tem lido que Jesus disse “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16)? Não tem lido o que um apóstolo inspirado ordenou: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados" (Atos 2:38)? 

5.  Pergunta: É verdade que um filho de Deus não pode cair da graça? 

6. Resposta: Não tem lido que um apóstolo inspirado escreveu uma carta inspirada aos filhos errantes de Deus na Galácia, e disse “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes" (Gálatas 5:4)? Não tem lido que Pedro, escrevendo sobre cristãos que foram tentados a se envolverem com o mundo disse: “Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro" (2 Pedro 2:20)? 

7. Pergunta: É mesmo grande coisa se pessoas sinceras tomam liberdades com a Bíblia?

8. Resposta: Não tem lido as Escrituras que dizem "Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro" (Apocalipse 22:18,19)? 

9. Pergunta: Não é verdade que o homem é justificado pela fé somente? 

10. Resposta: Não tem lido onde Tiago, o irmão do nosso Senhor, disse, “verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24)? Não tem lido que a fé que prevalece é a “fé que atua pelo amor” (Gálatas 5:6)? 

11.  Pergunta: Está certo chamar pregadores de Mestre e Pai? 

12. Resposta: Não tem lido onde Jesus disse “não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos” (Mateus 23:8)? Não tem lido onde Jesus disse “A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus" (Mateus 23:9)? 

13. Pergunta: Não é verdade que há muitos caminhos que levam ao céu? 

14. Resposta: Não tem lido onde Jesus disse: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos qu entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz pra vida, e são poucos os que acertam com ela" (Mateus 7:13-14)?

15. Pergunta: É grande coisa se, a fim de apelar a outros e chamar grandes multidões, fizermos mudanças nos elementos de louvor? 

16. Resposta: Não tem lido onde Jesus disse “Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24)? Não tem lido o que Deus fez com Nadabe e Abiú quando “ofereceram” aquilo que Deus “não lhes ordenara” (Levítico 10:1-2)? 

17. Pergunta: Realmente há um inferno de fogo, e as pessoas devem se preocupar com um lugar assim? 

18. Resposta: Não tem lido onde Jesus disse aos seus discípulos: “não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28)? Não tem lido onde Jesus descreveu o destino final dos perdidos no dia do julgamento, e citou que ele dirá a eles “Apartai-vos de mim, malditos, para o eterno fogo, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41)? Não tem lido dos avisos repetidos de Jesus a fim de não “irem para o inferno, para o fogo inextinguível” (Marcos 9:43-48)? 

Conclusão

Independente da pergunta, seja ela real ou hipotética, Jesus direcionou as pessoas às Escrituras, não às doutrinas e aos mandamentos dos homens. Convêm-nos seguir seu exemplo – principalmente em vista do fato que Jesus enfim nos julgará pelas suas palavras (João 12:48). Considere-se bem!

–por Bobby Witherington


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA