Share Button

Os desafios na vida do novo cristão (22)

De que modo um novo cristão pode alcançar outros com o evangelho?

“Q uem, eu? Eu jamais conseguiria ensinar o evangelho a alguém.” Sem dúvida, a idéia de ensinar outra pessoa pode apavorar a mente de um novo convertido. Mas pare um pouco para pensar sobre onde estamos e como chegamos aqui.

Pense no que despertou o seu interesse pelas questões espirituais. Foi uma percepção dos seus pecados? Uma morte recente o teria chocado e feito perceber a brevidade da vida, fazendo-o pensar no que virá depois desta vida? Ou será que você simplesmente ficou enjoado com o esgoto moral em que vivemos? Você deve conhecer outra pessoa que sinta ou tenha experimentado a mesma coisa. Este é o melhor momento para dizer-lhe que você encontrou a resposta. Aliás, você descobriu a fonte das respostas para todas as perguntas sobre a vida e o viver santo (2 Pedro 1:3).

Mas como você aprendeu essas respostas? Não foi por meio do estudo da palavra de Deus? Independente das pessoas que ajudaram, o instrumento que tocou o seu coração foi a palavra inspirada pelo Espírito (João 16:8). Deus não depende da eloqüência humana para levar os homens a Jesus Cristo. Sua palavra se encarrega disso (Isaías 55:11). Quando você começar a pensar em atrair outras pessoas a conhecê-lo, lembre-se que tudo o que precisa fazer é pô-las em contato com a palavra. Quando ela chegar aos corações bons, Deus cuidará da colheita (Lucas 8:15; 1 Coríntios 3:6). Há muitas ferramentas eficientes à disposição para o plantio da semente do reino. Vídeos, apostilas simples de aula, cursos por correspondência e folhetos podem ser todos eles usados para apresentar a Bíblia às pessoas. Peça que os presbíteros ou os pregadores lhe mostrem o que está disponível. Depois ponha em funcionamento o recurso que você acabou de descobrir. Comece amanhã, dando um folheto, uma fita cassete ou um CD a alguém que precisa aprender o evangelho.

Embora as publicações existentes possam ajudar às vezes, o recurso mais valioso para influenciar as outras pessoas é você mesmo. Você é uma nova criatura em Cristo. O seu velho eu foi crucificado e você se levantou das águas do batismo, o seu sepultamento, para andar em novidade de vida (Romanos 6:3-6). Toda a visão da sua vida é diferente agora. Você não serve mais a Satanás, mas à justiça (Romanos 6:17-18). E, lembre-se, o justo deseja conduzir o seu próximo pela vereda da justiça (Provérbios 12:26). Você deve se enxergar como um instrumento nas mãos do Mestre (Romanos 6:13). Como seu seguidor, você é uma luz para o mundo (Mateus 5:14). Agora, quando os seus amigos, vizinhos e parentes o vêem, têm diante de si uma pessoa completamente diferente. Nunca subestime a força da sua influência na vida das pessoas. Elas perceberão mudanças radicais e normalmente farão algum comentário a respeito disso. Eis uma oportunidade excelente para você plantar a semente do estudo bíblico no futuro. Não tenha vergonha de dizer às pessoas o que você fez. Diga-lhes que você aprendeu sobre o plano da salvação de Deus e se comprometeu a seguir as instruções de sua palavra. Deixe que as pessoas saibam que você acredita em Deus, que você aceita a Bíblia como a palavra dele e que você está disposto a fazer a vontade dele. Essa é a essência do cristianismo.

Como novo cristão, provavelmente você está levando um novo grupo de pessoas a ter algum contato com o viver cristão. Agora você tem a oportunidade de falar com pessoas que outros cristãos talvez não conheçam. Obedecendo ao evangelho, você acabou de abrir a porta para um novo grupo de pessoas para estudar a Bíblia. Agora chegou a hora de ficar atento para essas “possibilidades”. Não deixe passar as oportunidades de dizer coisas que façam as pessoas saber que você pertence a Jesus. Ainda que você na verdade não esteja pronto para dar um estudo bíblico nesse momento, consiga um “sim”, e leve com você um cristão experiente para conduzir o estudo. Não só outra alma preciosa aprenderá o evangelho, mas você aprenderá a ensinar os perdidos.

Por fim, não esqueça o papel da oração para alcançar os perdidos. Inclua os perdidos nos seus pedidos de oração. Deixe que o Senhor saiba quanto você deseja alcançá-los com o evangelho (Romanos 10:1; Efésios 6:18-19). Se você fizer a sua parte, ele promete atender ao seu clamor (1 Pedro 3:12). Que o Senhor o abençoe à medida que continuar em seu caminho para o céu. Oro para que você possa ajudar outras almas perdidas a encontrar o Salvador de que tanto precisam.

- por Ken Dart


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA