Share Button

Lições para pais jovens

As aplicações dos princípios da verdade em situações diferentes são testemunho à sabedoria de Deus. Por exemplo, todos nós conhecemos o mandamento “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Agora isso se aplica numa variedade de circunstâncias. Aplica-se ao seu próximo que é o vizinho do lado e aplica-se ao seu próximo que mora do outro lado do oceano ou da fronteira. Aplica-se aos seus próximos que gostam de vocês e aos que não gostam. Aplica-se àqueles que nem mesmo merecem sua atenção.

Os Provérbios de Salomão são princípios gerais, como este, e podem ser aplicados em várias situações diferentes com importância igual. Quero pegar alguns provérbios do capítulo 4 (versículos 23-27) e aplicá-los aos pais jovens. Com certeza, esse ensinamento aplica-se à educação dos filhos.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Ironicamente, educar filhos começa com seu próprio coração estar correto. Familiarizar seu coração com os princípios altos da justiça e da santidade não é apenas um bom lugar para começar, é o único lugar para começar. O que procede das fontes da vida – o que acontece com a sua família – tem mais chances de ter bons resultados se for baseado nas verdades reveladas na palavra de Deus. Isso significa que pais jovens têm que ser diligentes em continuar nas regras da justiça. Afinal, você não pode ensinar o que você mesmo não conhece.

“Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.” É assustador quanta influência nós temos sobre nossas famílias através do falar. Na verdade, é o instrumento básico da comunicação. A língua é o professor. Se os pais aprenderem bons hábitos de fala, não apenas ensinamos boas informações, também ilustramos. As vidas de muitas crianças têm sido afetadas adversamente pela falta de controle de um pai sobre a sua língua. E muitos filhos bons saíram de uma família onde a boa fala foi praticada. A NTLH traduz este versículo bem: “Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas”. Tenham certeza, pais, a fala dos seus filhos será muito parecida com a sua. É assim que você quer?

“Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.” Satchel Paige, um grande jogador de beisebol da Liga Negra e do Hall da Fama disse bem. “Nunca olhe para trás,” ele disse, “algo pode estar se aproximando”. Os planos de muitas famílias falharam porque os pais estavam olhando para trás. Uma família sem visão é como uma nação sem visão – provavelmente irá perecer. Um olhar fixo para frente provavelmente produzirá bons resultados. Olhos que olham para frente estão focalizados, verão para onde a família está indo, estarão cientes do que vêm pela frente – buracos, desvios, curvas. Estão concentrados em chegar lá, também. Boa liderança espiritual vem de bons pais com as mentes voltadas às coisas espirituais que têm seus olhos fixos em coisas melhores.

“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.” “Ponderar” é meditar. Isso significa que o bom pai irá pensar sobre onde ele está levando sua família. O pai sábio usa um tempo para pensar na sua família: as coisas que vêem, as coisas que ouvem, as coisas nas quais é permitido que participem, até em quem são seus amigos. E pais sábios conversam um com o outro. Muito. Eles usam um tempo para discutir perigos potenciais, para investigar certas tendências na conduta dos seus filhos, para planejar correções e para encorajar conforme cada coisa é precisa. Meditação leva tempo, mas o pai sábio irá tomar um tempo para isso.

“Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Este provérbio fala do assunto de convicção, compromisso e constância. Diz que a verdade tem que continuar para frente, que a energia pela justiça e o entusiasmo pela santidade não devem diminuir. Não desvia para algum caminho inferior, deixando aquele que você saber ser o certo – esta é a mensagem aqui. Uma versão diz “não se desvie nem um só passo do caminho certo.” Isso significa que o caminho reto é o caminho certo e, uma vez que você está nele, deve ficar nele. Você tem que ensinar para sua família a correr do mal, a abominá-lo, a vê-lo como um perigo potencial. Você deve ensinar aos seus filhos a não paquerarem com o mal, a não brincarem com fogo, a não confraternizarem com o mundo. E você não deve apenas ensiná-los, você deve ilustrar isso, se mantendo fora do caminho do mal.

Uma vez eu disse que se soubesse o quanto era difícil educar filhos talvez não teria tido filhos. Isso não é verdade, mas é difícil, eu sei. Mas faça bem e torna-se o esforço singular que mais satisfaz que a vida tem a oferecer. Faça bem e trará uma recompensa bem melhor do que possa imaginar. Faça bem e um dia um netinho, com os olhos cheios de amor e respeito, esticará os braços e dirá, “Eu te amo, Vovô!”

–por Dee Bowman


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA