Share Button

A parábola dos baldes de água

Uma certa vez, um príncipe chamou alguns servos e explicou-lhes suas responsabilidades: “Serão responsáveis por levar água para mim,” ele disse. “Carregarão água até o topo da colina em baldes de madeira. Entenderam?”

Todos os servos responderam que haviam entendido e começaram a carregar água.

No começo, todos estavam contentes em usar os baldes de madeira como o príncipe havia mandado. Mas, logo alguns sugeriram que os baldes de madeira eram “antiquados” e muitos começaram a usar outros tipos de baldes. Alguns fizeram baldes de ferro para si enquanto outros começaram a usar baldes de bronze. Alguns raciocinaram que, como estavam no serviço do grande príncipe, deviam procurar honrá-lo corretamente. Então fizeram baldes de ouro decorados com jóias.

Após muito tempo alguns dos carregadores de água mais pensativos começaram a rever as instruções do príncipe. “Nosso príncipe não nos disse que devíamos usar baldes de madeira?”, perguntaram-se. Então resolveram voltar às instruções originais e fazer as coisas exatamente como seu príncipe havia mandado.

Imediatamente foram ridicularizados e até perseguidos por aqueles que, há muito tempo, haviam abandonado a idéia de baldes de madeira, mas eles se mantiveram firmes e fizeram tudo que podiam para convencer todos os outros a seguirem seu exemplo. Era com grande alegria que eles carregavam água para o grande príncipe da maneira que foram instruídos.

Em questão de dias era possível ver “o povo dos baldes de madeira” se reunindo para suas “reuniões de baldes de madeira”. Eles passavam o dia inteiro falando, pensando e cantando sobre baldes de madeira, mas sua maior alegria era citar as instruções do grande príncipe sobre baldes de madeira.

Finalmente, após muitos anos, chegou o dia em que os servos tiveram que prestar contas ao grande príncipe pelos seus serviços. Um por um, aqueles que falharam em obedecer às instruções de levar água em baldes de madeira foram condenados pela sua falta de obediência. Por fim chegou a vez do “povo dos baldes de madeira” orgulhosamente exibindo seus baldes de madeira. Você consegue imaginar a surpresa que foi quando o príncipe lhes disse: “Vocês não entenderam nada. Não estou interessado em baldes, seja de madeira, seja de qualquer outro material. Eu instruí-vos a trazerem água em baldes de madeira. Há muitos anos vocês nem me trazem mais água”?

Caro leitor, qual castigo é justo para aqueles que não levaram nenhuma água?

As aplicações são evidentes. Para aqueles que servem ao Senhor Jesus Cristo hoje em dia é absolutamente crucial que obedeçamos cuidadosamente todos os mandamentos de Deus, até os detalhes.

Os apóstolos mandaram aos discípulos do primeiro século a aprenderem a não ultrapassarem o que está escrito (1 Coríntios 4:6), a falarem de “acordo com os oráculos de Deus” (1 Pedro 4:11) e a terem certeza de que “todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus” (2 João 9). No entanto, o príncipe na parábola não estava interessado apenas em baldes de madeira em si, era a água dentro do balde que ele queria! E é assim com o Senhor Jesus Cristo; o que ele mais quer são os nossos corações. E apenas um certo tipo de coração irá agradá-lo – um coração compungido e contrito (Salmo 51:16-17), submisso (1 Samuel 15:22-23) e puro e reto (Miquéias 6:6-8). Então se você é uma pessoa com um balde de madeira, deve usá-lo. Mas se você quer a aceitação do Senhor – por favor, não esqueça de trazer a água.

–por Mike Bozeman


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA