Share Button

Seguindo Jesus

O termo “cristão” é usado na Bíblia para descrever aquele que segue Cristo. Nós ressaltamos, freqüentemente, a necessidade de seguir Jesus sem identificar plenamente o modo como ele pretendia que o seguíssemos.

A princípio, somos tentados a dizer: “Seguir é seguir, simplesmente fazer o que ele fez”. Esta excessiva simplificação tem aberto as portas a inconsistências aparentes sobre coisas como o sábado, as festas judaicas, a circuncisão, os dons miraculosos; coisas de que Jesus participou, mas os cristãos não seguem.

Seguindo como discípulos

“Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (Atos 11:26). Os cristãos são seguidores de Jesus no sentido em que são discípulos. Discípulos são aprendizes ou alunos de um professor. Vine diz: “Um ‘discípulo’ não era somente um aluno, mas um partidário; por conseguinte, falava-se que eles eram imitadores do mestre” (Dicionário Vine, 569). Portanto, somos cristãos, seguidores de Cristo, porque fazemos o que ele nos ensinou, como seus discípulos, a fazer, e não porque fazemos todos os atos que ele fez.

Jesus enviou seus apóstolos a todo o mundo para fazer “discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:19-20).

Aprender e fazer o que Jesus mandou é fundamental para se tornar e permanecer um verdadeiro discípulo. “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (João 8:31). Como discípulos, para seguir Jesus é preciso focalizar no que ele ensinou (e no que ele fez com que seus apóstolos e profetas ensinassem). Como estudantes do Mestre Professor, passamos nossas vidas tentando entender e aplicar sua vontade revelada em nossas vidas.

Seguindo o que Jesus pretendeu

O desafio dos discípulos não é somente a simples memorização dos textos bíblicos. Os verdadeiros discípulos estão interessados no que foi originalmente pretendido pelo Professor. Assim, os discípulos estudam as Escrituras por conteúdo e significado. Eles têm que ter em consideração coisas como o significado original das palavras, o contexto e as figuras de linguagem.

Uma abordagem superficial ao seguir o que Jesus disse levará seus discípulos a fazer coisas como cutucar os próprios olhos e lavar os pés uns dos outros. A falta de perceber o que Jesus pretendia quando ele ensinava é fracasso para quem quer ser seu discípulo. Uma pessoa não pode fazer o que Jesus disse se não entender o que ele quis dizer.

Seguindo “meu” Jesus

Muitas pessoas, hoje em dia, formaram um conceito não-bíblico sobre Jesus em vez de seguirem o que o próprio Jesus, o Professor (João 20:16), revelou aos seus discípulos. Elas dizem: “O Jesus em quem eu creio” ou “meu Jesus”, mas então vão adiante atribuindo a ele palavras que ele nunca disse, atos que ele nunca aprovou e doutrinas que ele nunca ensinou. Elas descontam, ignoram ou torcem qualquer coisa de, ou sobre, Cristo, que elas não gostem. Elas recriam-no para ajustá-lo aos seus próprios desejos, necessidades percebidas e cultura.

Como é possível que “doutrina” (o que é ensinado) tenha sido separada nas mentes de muitos, tanto do Professor como do estudante (discípulo)? Infelizmente, muitos continuarão a ver-se como estudantes (discípulos) sem estudar, seguindo um professor que não tem nenhum ensinamento (doutrina). O próprio Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (João 8:31).

É preciso perguntarmos: “E se não permanecermos?”

–por David Diestelkamp


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2015 Karl Hennecke, USA