Share Button

Pré-milenarismo (4º de uma série de artigos)
O reino – seu começo

Em 2 Samuel 7:12 Deus fez uma promessa a Davi. Ele disse, “Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino”. Em cumprimento a essa promessa o anjo Gabriel disse a Maria, “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai” (Lucas 1:31-32). Mateus 1:1 diz, “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”. Em Mateus 3:1-2, depois de relatar o nascimento de Jesus, o texto diz, “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Próximo significa em breve ou logo. Em Lucas 3:1-3, o relato diz, “No décimo quinto ano do reinado de Tibério César... veio a palavra de Deus a João.... Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão”. Observe que João veio durante o reinado de Tibério César, um governador romano.

Em Daniel, Nabucodonosor teve um sonho que Daniel interpretou que representava quatro reinos. O primeiro era a Babilônia, o próximo o Medo-Persa, o terceiro Macedônia, o quarto foi a Roma. Em Daniel 2:44, Daniel disse, “Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído”. Como vimos em Lucas, João Batista veio nos dias de um governo romano, e ele disse que o reino dos céus estava próximo. Então, o reino que fora prometido a Davi foi estabelecido nos dias do governo romano.

Além disso, Jesus disse a alguns dos seus discípulos, “Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus” (Marcos 9:1).

A argumentação dos pré-milenaristas é que o reino foi oferecido aos judeus, mas que eles rejeitaram a oferta, e Jesus adiou o estabelecimento do reino até a segunda vinda de Cristo. Isso tem algumas conseqüências sérias. Jesus disse que o reino viria durante a vida na terra dos seus discípulos que estavam com ele. Se não era para ser estabelecido no tempo que ele disse, ele se enganou a respeito. Jesus enganou-se a respeito de qualquer coisa? Também leva a conclusão absurda de que alguns dos que estavam vivos enquanto Jesus estava na terra estão com cerca de 2.000 anos! Também levanta a pergunta: A oferta do reino aos judeus foi uma oferta sincera? Se foi, Jesus enganou-se a seu respeito. Como pode ser? Também levanta a pergunta: O que teria acontecido se os judeus aceitassem a oferta? A igreja não teria se estabelecido.

Os pré-milenaristas também argumentam que o reino, como profetizado por Daniel, um dia se estabelecerá. Daniel, no entanto, disse que seria nos dias do governo romano. Pré-milenaristas argumentam que o governo será restaurado e então o reino se estabelecerá. A profecia de Daniel era a respeito de um governo romano após um governo macedônio, este antecedido de um governo medo-persa, antecedido por um governo babilônico. Todos esses reinos terão que ser restaurados? Isso vai além da credulidade! Seria bem melhor aceitar a verdade de que o reino foi estabelecido, e isso ocorreu nos dias dos apóstolos.

–por Hiram Hutto

Pré-milenarismo (série completa)


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA